10 de jul 2025
Liberdade de expressão deve ser protegida sem pressões externas, afirma Schüler
Fernando Schüler propõe debate sobre liberdade de expressão no Congresso e critica decisões do STF em palestra na Faculdade Belavista.
Professor do Insper Fernando Schüler e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Aline Werner e Anna Rose Layden/NYT)
Ouvir a notícia:
Liberdade de expressão deve ser protegida sem pressões externas, afirma Schüler
Ouvir a notícia
Liberdade de expressão deve ser protegida sem pressões externas, afirma Schüler - Liberdade de expressão deve ser protegida sem pressões externas, afirma Schüler
Fernando Schüler, filósofo e cientista político, defende que a solução para a censura no Brasil deve ser interna, criticando a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a responsabilização das plataformas digitais. Ele participará de uma palestra na Faculdade Belavista, no dia 16 de outubro, onde abordará a liberdade de expressão.
Schüler argumenta que a liberdade de expressão brasileira se tornou um ponto de observação mundial e que a responsabilidade sobre o que é publicado nas redes sociais não deve recair sobre empresas privadas. Ele critica a atribuição de poder às big techs para censurar opiniões políticas, questionando quais critérios essas empresas utilizarão para decidir o que é aceitável. “Criticar um tribunal é um direito dos cidadãos”, afirma.
O filósofo ressalta que a discussão sobre a regulamentação das redes sociais deve ocorrer no Congresso, e não ser imposta por decisões judiciais. Ele observa que a censura tem sido um tema recorrente, especialmente em um contexto onde a liberdade de expressão é frequentemente criminalizada.
A palestra de Schüler faz parte do masterclass “Liberdade de Expressão”, que ocorrerá de segunda a quinta-feira na Faculdade Belavista, com a participação do autor Jacob Mchangama, conhecido por seu trabalho sobre o tema. A discussão promete trazer à tona questões cruciais sobre a soberania nacional em relação à liberdade de expressão e a necessidade de um debate mais amplo sobre a regulamentação das plataformas digitais no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.