Política

Ratinho Júnior articula sucessão no Paraná com apoio a Paulo Martins e tensões com Greca

Governador do Paraná, Ratinho Júnior, enfrenta disputas internas enquanto busca sucessor; Paulo Martins se destaca como candidato contra Sergio Moro.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (Foto: Edilson Dantas)

O governador do Paraná, Ratinho Junior (Foto: Edilson Dantas)

Ouvir a notícia

Ratinho Júnior articula sucessão no Paraná com apoio a Paulo Martins e tensões com Greca - Ratinho Júnior articula sucessão no Paraná com apoio a Paulo Martins e tensões com Greca

0:000:00

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), enfrenta um cenário de incertezas na escolha de seu sucessor no Palácio Iguaçu. O vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (PL), surge como um forte candidato, buscando conter o avanço do senador Sergio Moro (União Brasil), que lidera as pesquisas de intenção de voto.

A ascensão de Martins provoca tensões internas, especialmente para o ex-prefeito Rafael Greca (PSD). Greca, que recentemente assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, encontrou resistência ao tentar ocupar a Secretaria das Cidades. Ele declarou à RIC TV que não precisa de um cargo no governo para viabilizar sua candidatura, o que gerou desconforto entre os aliados de Ratinho Júnior.

As disputas internas entre Greca e Martins se intensificaram desde as eleições municipais, quando a equipe de Ratinho interveio na campanha de Eduardo Pimentel (PSD), sucessor de Greca em Curitiba. Aliados do governador agora veem Martins como um nome de consenso, apoiado pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Martins já enfrentou Moro em 2022, ficando em segundo lugar na disputa pelo Senado, e sua proximidade com Ratinho Júnior é vista como um ponto positivo.

Martins busca o apoio oficial de Ratinho Júnior, mas pode seguir em frente mesmo sem essa “benção”. A postura de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais, que apoiou a adversária de Pimentel, pode pesar contra Martins. Apesar da movimentação em torno de Martins, Greca continua na disputa, aparecendo em segundo lugar nas pesquisas com dezoito por cento das intenções de voto.

Aliados de Ratinho Júnior avaliam a fragilidade de todos os pré-candidatos e consideram outras opções dentro do PSD, como o secretário das Cidades, Guto Silva, e o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi. Ratinho Júnior mantém negociações nos bastidores e a definição do candidato deve ocorrer apenas no segundo semestre. O governador também avalia seu futuro político, podendo buscar uma vaga na Presidência da República ou no Senado Federal.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela