Política

Papa Francisco é sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore em Roma

Papa Francisco foi sepultado em Santa Maria Maggiore, em Roma, em cerimônia privada. Túmulo será aberto ao público amanhã.

O caixão do Papa Francisco é visto em frente ao Coliseu enquanto é transportado da Basílica de São Pedro para a Basílica de Santa Maria Maggiore, durante a cerimônia fúnebre em Roma. (Foto: Stefano Rellandini / AFP)

O caixão do Papa Francisco é visto em frente ao Coliseu enquanto é transportado da Basílica de São Pedro para a Basílica de Santa Maria Maggiore, durante a cerimônia fúnebre em Roma. (Foto: Stefano Rellandini / AFP)

Ouvir a notícia

Papa Francisco é sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore em Roma - Papa Francisco é sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore em Roma

0:000:00

O corpo do papa Francisco foi sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em uma cerimônia privada realizada neste sábado, 26 de outubro de 2023. O pontífice faleceu em 21 de outubro, aos 88 anos, devido a um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.

Após a missa de exéquias na basílica de São Pedro, o caixão foi transportado em cortejo pelas ruas de Roma, passando por locais emblemáticos como o Coliseu e a Igreja Il Gesù. A cerimônia de sepultamento não foi aberta ao público e não teve transmissão ao vivo, sendo marcada por um forte esquema de segurança, incluindo drones e atiradores de elite.

O túmulo de Francisco será aberto ao público no domingo, 27 de outubro. A escolha do local de sepultamento é significativa, pois o papa expressou o desejo de ser enterrado na Santa Maria Maggiore, onde ele costumava orar. Este é o primeiro sepultamento de um papa fora dos muros do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.

Cerca de cinquenta chefes de Estado, incluindo o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estiveram presentes na missa. A basílica, que data do século V, já abrigou os restos de sete papas e de outras personalidades notáveis, como o arquiteto Gian Lorenzo Bernini.

Às 16h (horário local), será rezado o Rosário em frente à basílica. A celebração marca o início do novenário, um período de nove dias de luto e orações em homenagem ao papa falecido.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela