03 de mai 2025
Faure Gnassingbé assume novo cargo e fortalece poder no Togo após reforma constitucional
Mudanças na constituição de Togo permitem que Faure Gnassingbé permaneça no poder indefinidamente, gerando protestos da oposição.
Faure Gnassingbé e sua família governam Togo há 58 anos, e seu novo papel não possui limites de mandato. (Foto: AFP)
Ouvir a notícia:
Faure Gnassingbé assume novo cargo e fortalece poder no Togo após reforma constitucional
Ouvir a notícia
Faure Gnassingbé assume novo cargo e fortalece poder no Togo após reforma constitucional - Faure Gnassingbé assume novo cargo e fortalece poder no Togo após reforma constitucional
O líder togolês, Faure Gnassingbé, foi empossado como "Presidente do Conselho de Ministros", um novo cargo que não possui limites de mandato. Essa mudança ocorre após reformas constitucionais que substituíram o sistema presidencial por um parlamentar. A oposição classifica a alteração como um "golpe institucional".
A nova constituição, aprovada por legisladores no ano passado, eliminou as eleições presidenciais. Criticos afirmam que a mudança visa permitir que Gnassingbé permaneça no poder indefinidamente. A família Gnassingbé está no poder há 58 anos, com Faure assumindo a presidência em 2005, após a morte de seu pai, Gnassingbé Eyadéma, que governou por quase quatro décadas.
Embora o governo tenha suspendido algumas reformas devido a uma forte reação pública, a posse de Gnassingbé como presidente do Conselho de Ministros avança. As eleições municipais de julho serão as primeiras sob a nova constituição, que transformou o papel de presidente da república em uma função meramente honorária. Analistas indicam que a influência de Gnassingbé se fortaleceu com essa nova posição.
O partido de Gnassingbé, a União pela República, conquistou uma ampla maioria nas eleições parlamentares do ano passado, obtendo 108 dos 113 assentos da Assembleia Nacional. A situação política em Togo continua a gerar controvérsias e protestos, refletindo a insatisfação da oposição e da população com a concentração de poder.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.