08 de mai 2025
Cardeal Prevost é eleito Papa Leão XIV e promete continuidade à agenda inclusiva
Novo Papa Leão XIV, cardeal Robert Prevost, busca equilíbrio entre ideologias e mantém foco em pobres e migrantes.
O recém-eleito Papa Leão XIV discursa para a multidão na varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: Tiziana FABI / AFP)
Ouvir a notícia:
Cardeal Prevost é eleito Papa Leão XIV e promete continuidade à agenda inclusiva
Ouvir a notícia
Cardeal Prevost é eleito Papa Leão XIV e promete continuidade à agenda inclusiva - Cardeal Prevost é eleito Papa Leão XIV e promete continuidade à agenda inclusiva
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como o novo Papa Leão XIV. A decisão foi anunciada após intensas discussões sobre a continuidade das políticas inclusivas do Papa Francisco. Prevost é visto como uma alternativa equilibrada entre as diferentes alas ideológicas da Igreja Católica.
Nascido em Chicago, Prevost é poliglota e possui uma vasta experiência internacional. Ele serviu por duas décadas no Peru, onde se tornou bispo e cidadão naturalizado. Recentemente, ocupava um cargo influente na Santa Sé, liderando a nomeação e administração de bispos em todo o mundo.
Os apoiadores do novo papa destacam seu compromisso com os pobres e migrantes. O padre Michele Falcone, de 46 anos, descreveu Prevost como um “meio-termo digno” em meio a disputas internas. O cardeal compartilha a visão de Francisco de que o líder da Igreja deve estar próximo do povo, afirmando que “o bispo não deve ser um pequeno príncipe sentado em seu reino”.
Prevost foi indicado por Francisco em 2023 e possui um doutorado em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Ele também atuou como missionário, pároco e professor, e fala espanhol e italiano. Raúl E. Zegarra, professor assistente de estudos teológicos católicos na Escola de Teologia de Harvard, ressaltou que o centro da Igreja Católica Romana “não está nos EUA ou no Atlântico Norte”.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.