08 de mai 2025
Igreja Católica elege novo Papa em conclave rápido e enfrenta desafios significativos
Fumaça branca anuncia novo Papa após a morte de Francisco. Desafios como pedofilia e divisões internas aguardam o novo líder da Igreja.
Fumaça branca no Vaticano: Papa escolhido (Foto: Photo by Tiziana FABI / AFP)
Ouvir a notícia:
Igreja Católica elege novo Papa em conclave rápido e enfrenta desafios significativos
Ouvir a notícia
Igreja Católica elege novo Papa em conclave rápido e enfrenta desafios significativos - Igreja Católica elege novo Papa em conclave rápido e enfrenta desafios significativos
A Igreja Católica elegeu um novo Papa nesta quinta-feira, com a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina. A escolha ocorreu rapidamente, surpreendendo muitos, já que não havia um favorito claro entre os 133 cardeais presentes no conclave. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram, confirmando a decisão.
O novo Pontífice enfrentará desafios significativos, incluindo questões de pedofilia, diplomacia e divisões internas na Igreja. Durante o período de Sé Vacante, havia expectativa de que o sucessor pudesse manter o chamado "efeito Francisco", que atrai novos fiéis e reconcilia católicos afastados.
A escolha do novo Papa no segundo dia de votação segue uma tendência recente de conclaves rápidos. Os papas Francisco e Bento XVI também foram eleitos no segundo dia, enquanto João Paulo II foi escolhido no terceiro. Nos últimos mil anos, conclaves mais longos duraram no máximo cinco dias.
A fumaça branca, que indica a escolha de um novo Papa, é gerada pela queima das cédulas de votação. O Vaticano revelou em 2013 como a fumaça é produzida, utilizando fórmulas pirotécnicas. A fumaça preta é gerada com uma mistura diferente, garantindo que a cor seja clara e visível da Praça de São Pedro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.