13 de mai 2025
Sussan Ley é eleita a primeira mulher líder do Partido Liberal da Austrália
Sussan Ley se torna a primeira mulher a liderar o Partido Liberal da Austrália, prometendo reconectar se com mulheres e jovens após derrota histórica.
Sussan Ley assume o cargo de Peter Dutton após ele liderar o partido em uma derrota histórica. (Foto: Getty Images)
Ouvir a notícia:
Sussan Ley é eleita a primeira mulher líder do Partido Liberal da Austrália
Ouvir a notícia
Sussan Ley é eleita a primeira mulher líder do Partido Liberal da Austrália - Sussan Ley é eleita a primeira mulher líder do Partido Liberal da Austrália
O Partido Liberal da Austrália elegeu, pela primeira vez, uma mulher como líder. Sussan Ley assume o cargo após a saída de Peter Dutton, que enfrentou uma derrota significativa nas eleições de três de maio. Ley, da facção moderada, venceu Angus Taylor por quatro votos.
A eleição de Ley ocorre em um contexto de crise para o Partido Liberal, que perdeu 17 cadeiras e viu o Partido Trabalhista, liderado por Anthony Albanese, conquistar pelo menos 93 assentos, aumentando sua maioria em 16. O partido da oposição, que agora conta com 41 cadeiras, sofreu o que muitos consideram a pior derrota de sua história.
Ley, que representa a região de Farrer em Nova Gales do Sul desde dois mil e um, já ocupou vários cargos ministeriais e foi vice-líder sob Dutton. Ela declarou que seu objetivo é reconstruir a relação do partido com os australianos, especialmente com mulheres e jovens. "Muitos australianos se sentem negligenciados pelo Partido Liberal", afirmou Ley ao anunciar sua candidatura.
O novo vice-líder do partido será Ted O'Brien, deputado de Queensland e ex-porta-voz de energia. Ambos devem se dirigir à imprensa em breve. Ley enfatizou a necessidade de o partido ouvir e mudar, afirmando que ele deve "respeitar, refletir e representar a Austrália moderna". A reeleição de David Littleproud como líder do parceiro da coalizão, os Nacionais, também ocorreu recentemente, após um desafio interno.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.