Saúde

Chá de mastruço: descubra benefícios e cuidados na preparação da bebida medicinal

O mastruço, ou erva de santa maria, é uma planta medicinal reconhecida pelo SUS. O chá de mastruço melhora o trato gastrointestinal e tem ação expectorante. Cuidados são essenciais: crianças, gestantes e pessoas doentes devem evitá lo. Uso prolongado pode ser tóxico; ingestão deve ser limitada a cinco dias. O preparo do chá é simples: infusão de folhas em água fervente por 15 minutos.

Com folhas alongadas e pontudas nas bordas, o mastruço cresce espontaneamente em locais de mata aberta. (Foto: Creative Commons)

Com folhas alongadas e pontudas nas bordas, o mastruço cresce espontaneamente em locais de mata aberta. (Foto: Creative Commons)

Ouvir a notícia

Chá de mastruço: descubra benefícios e cuidados na preparação da bebida medicinal - Chá de mastruço: descubra benefícios e cuidados na preparação da bebida medicinal

0:000:00

O mastruço, conhecido também como erva-de-santa-maria ou chá-mexicano, é uma planta medicinal com o nome científico Chenopodium ambrosioides. Valorizada na medicina tradicional, está na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (Renisus). Com folhas longas, bordas pontiagudas e um aroma que lembra o agrião, essa planta cresce espontaneamente em áreas de mata aberta, sendo frequentemente considerada uma erva daninha, mas com importante uso em tratamentos naturais.

O chá de mastruço, segundo a nutricionista Angelica Grecco, é eficaz para melhorar o funcionamento do trato gastrointestinal e tratar problemas respiratórios, atuando como um excelente expectorante. Além de auxiliar na digestão e aliviar sintomas de gastrite, a planta possui propriedades vermífugas, anti-inflamatórias, analgésicas e antimicrobianas, contribuindo para a cicatrização de feridas e fortalecimento do sistema imunológico.

Entretanto, é necessário ter cautela ao consumir o chá. Angelica recomenda que crianças menores de dois anos, gestantes e pessoas com doenças hepáticas ou renais evitem a bebida. O uso diário prolongado pode levar a toxicidade, e em grávidas, pode ter efeito abortivo. A orientação é consumir o chá uma vez ao dia por até cinco dias consecutivos e sempre consultar um profissional de saúde antes de iniciar o uso, especialmente para idosos e pessoas com condições médicas.

Para preparar o chá, ferva 500 ml de água e, ao levantar fervura, adicione duas colheres de sopa das folhas de mastruço picadas. Desligue o fogo e deixe em infusão por 15 minutos. Antes de beber, coe o líquido. Essa receita simples permite aproveitar os benefícios da planta de maneira segura.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela