Saúde

Técnica do baralho cognitivo ajuda a acalmar a mente e melhorar o sono de médicos

Baralho cognitivo surge como alternativa para insônia, mas especialistas alertam que mais estudos são necessários para comprovar sua eficácia.

Uma técnica chamada barulho cognitivo, desenvolvida por um cientista, viralizou nas redes sociais por ser considerada facilitadora do sono. (Foto: kieferpix/Adobe Stock)

Uma técnica chamada barulho cognitivo, desenvolvida por um cientista, viralizou nas redes sociais por ser considerada facilitadora do sono. (Foto: kieferpix/Adobe Stock)

Ouvir a notícia

Técnica do baralho cognitivo ajuda a acalmar a mente e melhorar o sono de médicos - Técnica do baralho cognitivo ajuda a acalmar a mente e melhorar o sono de médicos

0:000:00

Joe Whittington, médico de emergência, enfrenta dificuldades para relaxar após turnos intensos. Após um dia estressante, ele não consegue desligar a mente, relembrando casos difíceis. Para lidar com isso, ele adotou o baralho cognitivo, uma técnica que ajuda a acalmar a mente e facilitar o sono. Whittington compartilha sua experiência em redes sociais, onde a técnica ganhou popularidade.

O baralho cognitivo consiste em um exercício mental que envolve pensar em palavras aleatórias e associar outras que começam com a mesma letra. Essa prática visa distrair a mente de preocupações e facilitar o adormecer. O cientista cognitivo Luc P. Beaudoin, criador da técnica, explica que ela simula o processo natural de adormecer, onde a mente é preenchida por imagens e pensamentos vagos.

Um estudo de Beaudoin, realizado com cerca de 150 estudantes, comparou a eficácia do baralho cognitivo com a anotação de preocupações. Os resultados mostraram que ambos os métodos eram igualmente eficazes, mas os participantes que usaram as duas técnicas consideraram o baralho cognitivo mais fácil e útil. Apesar disso, especialistas alertam que ainda não há evidências suficientes para considerar a técnica um tratamento principal para insônia.

Os especialistas recomendam que o baralho cognitivo seja utilizado como um complemento a métodos comprovados, como a terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I). Se a técnica não funcionar, é aconselhável realizar atividades relaxantes em um ambiente tranquilo até que a sonolência retorne.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela