Saúde

Jeannie Rice quebra recordes mundiais e inspira com sua paixão pela corrida aos 77 anos

Jeannie Rice, maratonista de 77 anos, tem VO2 máximo comparável a mulheres de 25, destacando se em competições e quebrando recordes.

Jeannie Rice em um dos laboratórios da Universidade de Loughborough (Foto: Gentileza Universidade de Loughborough)

Jeannie Rice em um dos laboratórios da Universidade de Loughborough (Foto: Gentileza Universidade de Loughborough)

Ouvir a notícia

Jeannie Rice quebra recordes mundiais e inspira com sua paixão pela corrida aos 77 anos - Jeannie Rice quebra recordes mundiais e inspira com sua paixão pela corrida aos 77 anos

0:000:00

Jeannie Rice, uma maratonista de 77 anos, destacou-se na maratona de Boston e tem mais três competições agendadas. Ela já quebrou recordes mundiais em sua faixa etária, superando até mesmo corredores masculinos. Recentemente, participou de um estudo que revelou seu VO2 máximo comparável ao de mulheres de 25 anos, evidenciando a importância do treinamento consistente para um envelhecimento saudável.

Rice começou a correr aos 35 anos para perder peso. Desde então, completou mais de 130 maratonas e estabeleceu seu primeiro recorde mundial aos 70 anos na maratona de Chicago. Em 2023, ela quebrou o recorde na categoria de 75 a 79 anos e, no ano anterior, na maratona de Londres. Agora, ela se prepara para a maratona de Sydney, em agosto.

O estudo que envolveu Rice, conduzido por pesquisadores da Universidade de Loughborough, analisou sua capacidade aeróbica e rendimento. O pesquisador Michele Zanini destacou que o VO2 máximo de Rice é excepcional, próximo ao de mulheres jovens. A atleta também apresentou uma frequência cardíaca máxima de 180 batidas por minuto, acima do esperado para sua idade.

Rice treina seis dias por semana, correndo cerca de 80 quilômetros. Ela enfatiza que a constância é fundamental para manter a saúde e a performance. Além disso, mantém uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e peixes, evitando frituras e doces.

A maratonista nunca imaginou superar homens em sua categoria. Em suas corridas, já venceu diversos competidores masculinos. O especialista Amby Burfoot considera extraordinário o desempenho de Rice, que já superou homens em várias competições. Para os pesquisadores, o caso de Rice demonstra que nunca é tarde para começar a se exercitar e que a dedicação pode levar a resultados surpreendentes.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela