Saúde

Mães acima dos 40 anos superam adolescentes grávidas nos Estados Unidos e Brasil

Maternidade tardia ganha destaque: Monique Cardoso, aos 45 anos, espera seu primeiro filho e desafia estigmas sociais sobre ser mãe solo.

Monique Cardoso engravidou por meio de fertilização in vitro com doação de gameta (Foto: Leo Martins / Agencia O Globo)

Monique Cardoso engravidou por meio de fertilização in vitro com doação de gameta (Foto: Leo Martins / Agencia O Globo)

Ouvir a notícia

Mães acima dos 40 anos superam adolescentes grávidas nos Estados Unidos e Brasil - Mães acima dos 40 anos superam adolescentes grávidas nos Estados Unidos e Brasil

0:000:00

Monique Cardoso, de quarenta e cinco anos, está grávida de seu primeiro filho, que deve nascer em setembro. A gestação foi possível por meio de fertilização in vitro com doação de gameta. Monique optou por ser mãe solo, desafiando estigmas sociais sobre a maternidade tardia.

Nos Estados Unidos, o número de gestantes com mais de quarenta anos superou o de adolescentes grávidas, refletindo uma tendência global. No Brasil, a taxa de natalidade entre mulheres de quarenta a quarenta e nove anos cresceu 16,8% entre 2018 e 2022 e mais de 65% desde 2010. Monique faz parte dessa estatística.

A decisão de ser mãe veio após um período de reflexão. Monique havia se casado e, após o fim do relacionamento, priorizou outros sonhos, como mudança de carreira e mestrado. Ao perceber que seu parceiro atual não desejava ter filhos, decidiu seguir seu plano de maternidade independente.

Ela não congelou óvulos, mesmo com o prognóstico médico indicando apenas 5% de chances de sucesso. Monique enfrentou o medo de não conseguir engravidar e a pressão social sobre sua escolha. Contudo, com suporte psicológico, ela percebeu as vantagens de ser mãe nesta fase da vida.

Monique destaca que a maternidade tardia traz uma série de benefícios, como estabilidade emocional e educação financeira. Ela acredita que a ideia de que mulheres acima de quarenta anos não têm disposição física para criar filhos é um preconceito. Para ela, a maternidade é um compromisso com o futuro e uma oportunidade de novas descobertas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela