19 de mai 2025
Sonhos eróticos com conhecidos revelam desejos ocultos e conexões emocionais profundas
Sonhos eróticos com conhecidos podem revelar mais que desejos sexuais; eles também refletem necessidades emocionais, segundo psicólogo.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Sonhos eróticos com conhecidos revelam desejos ocultos e conexões emocionais profundas
Ouvir a notícia
Sonhos eróticos com conhecidos revelam desejos ocultos e conexões emocionais profundas - Sonhos eróticos com conhecidos revelam desejos ocultos e conexões emocionais profundas
Você já acordou e percebeu que teve um sonho erótico com alguém conhecido? Essa situação é comum e pode ser desconcertante. O psicólogo Edilson José Ferreira de Oliveira, do grupo Mantevida, explica que esses sonhos podem refletir não apenas desejos sexuais, mas também necessidades emocionais, como conexão e admiração.
Freud descreveu os sonhos como expressões de desejos reprimidos e medos. Segundo Edilson, os sonhos eróticos podem surgir quando a pessoa não consegue realizar um desejo na vida real. “Quando um desejo é reprimido, ele pode ainda estar na expectativa de ser realizado”, afirma o psicólogo. O conteúdo do sonho, portanto, deve ser analisado no contexto da psicoterapia, pois se relaciona à realidade subjetiva do sonhador.
Significado dos Sonhos Eróticos
Nem sempre um sonho erótico está ligado ao desejo sexual. O termo "erótico" pode ser mal interpretado, pois na psicanálise, abrange também amor, intimidade e desejo de conexão. Edilson destaca que esses sonhos podem simbolizar a realização de um desejo pessoal ou emocional profundo.
Além disso, os sonhos podem refletir representações de conexão, intimidade e até admiração por alguém considerado uma referência. “Sonhos relacionados à autoridade também podem estar ligados à ideia de poder”, conclui Edilson. Essa ampliação do entendimento sobre os sonhos eróticos pode ajudar a desmistificar a experiência e oferecer insights sobre as emoções do sonhador.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.