27 de mai 2025
Projeto social utiliza tatuagens para transmitir informações que salvam vidas
Tatuagens gratuitas com informações de saúde são oferecidas pelo Projeto Art Vida, que já atende uma lista de espera de 100 pacientes.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Projeto social utiliza tatuagens para transmitir informações que salvam vidas
Ouvir a notícia
Projeto social utiliza tatuagens para transmitir informações que salvam vidas - Projeto social utiliza tatuagens para transmitir informações que salvam vidas
O tatuador Eduardo Rocha lançou o Projeto Art Vida, que oferece tatuagens gratuitas com informações de saúde essenciais para pacientes com condições crônicas. A iniciativa, que já atende uma lista de espera de 100 pessoas, ocorre uma vez por semana em seu ateliê no Rio de Janeiro.
A ideia do projeto surgiu após a cuidadora da mãe de Rocha solicitar uma tatuagem para garantir que sua mãe, diabética tipo 2, não recebesse sangue glicosado em emergências. Rocha decidiu realizar a tatuagem gratuitamente e, a partir disso, idealizou o projeto. "Minha ideia era conseguir uma parceria com o SUS, onde esse serviço faria uma grande diferença", afirmou o tatuador.
As tatuagens podem incluir informações como alergias, condições de saúde e até o endereço de portadores de Alzheimer, facilitando o atendimento em situações críticas. Essas informações, que ficam permanentemente na pele, são mais seguras do que cartões de identificação, que podem ser perdidos. Rocha consegue atender dois clientes por semana, mas a demanda é muito maior.
O projeto tem como objetivo aumentar a segurança de pacientes em situações de emergência, onde uma simples informação pode ser crucial. O material utilizado para as tatuagens é monocromático e cabe em uma maleta portátil, permitindo que o serviço seja realizado de forma prática e acessível.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.