12 de abr 2025
Receita Federal apreende 357 canetas de Mounjaro em aeroporto de Fortaleza
Receita Federal apreende 357 canetas de Mounjaro em Fortaleza, destacando a proibição de importação e venda do medicamento no Brasil.
Canetas de medicamento para tratamento de diabetes tipo 2 (Foto: Karime Xavier - 9.jan.25/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Receita Federal apreende 357 canetas de Mounjaro em aeroporto de Fortaleza
Ouvir a notícia
Receita Federal apreende 357 canetas de Mounjaro em aeroporto de Fortaleza - Receita Federal apreende 357 canetas de Mounjaro em aeroporto de Fortaleza
A Receita Federal apreendeu 357 unidades do medicamento Mounjaro no aeroporto de Fortaleza na última quinta-feira, dia 10. A carga foi encontrada com dois passageiros que chegaram em voos internacionais. Um homem escondia 60 canetas do medicamento na calça, enquanto uma mulher transportava 297 canetas e 20 unidades de retatrutida.
O Mounjaro, indicado para diabetes tipo 2, demonstrou eficácia na perda de peso em estudos clínicos. A farmacêutica Eli Lilly anunciou que o medicamento estará disponível no Brasil a partir de 7 de junho. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova sua importação apenas com receita médica, sendo a venda no país ainda proibida.
Em janeiro, a Receita já havia apreendido 176 canetas de Mounjaro no mesmo aeroporto, avaliadas em R$ 600 mil. O medicamento estava escondido em materiais de pesca por um passageiro que veio de Miami. Em março, outra apreensão de 100 canetas ocorreu com um viajante que desembarcou em Vitória da Conquista, na Bahia.
A busca por medicamentos para emagrecimento, como Mounjaro e Ozempic, tem crescido nas redes sociais, gerando preocupações sobre a segurança e a legalidade de sua importação. A Receita Federal continua a intensificar as operações de fiscalização em aeroportos para coibir a entrada irregular desses produtos no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.