11 de abr 2025
Chuvas intensas devem atingir o Nordeste enquanto padrão climático muda com fim do La Niña
Área de baixa pressão traz chuvas intensas ao Nordeste, enquanto o Sul se prepara para nova frente fria. Mudanças climáticas se aproximam com o fim do La Niña.
Nuvens de chuva se aproximam da Zona Norte de São Paulo na noite de 10 de agosto. (Foto: Hermínio Bernardo/TV Globo)
Ouvir a notícia:
Chuvas intensas devem atingir o Nordeste enquanto padrão climático muda com fim do La Niña
Ouvir a notícia
Chuvas intensas devem atingir o Nordeste enquanto padrão climático muda com fim do La Niña - Chuvas intensas devem atingir o Nordeste enquanto padrão climático muda com fim do La Niña
Uma área de baixa pressão que começou a atuar em São Paulo na quarta-feira (9) deve se deslocar em direção ao Nordeste, trazendo chuvas fortes para a região. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também contribuirá para as precipitações, que devem ser intensas no interior do Nordeste, especialmente na Bahia e em Salvador. A previsão indica que o Norte e o Nordeste serão as áreas mais afetadas, enquanto o Sul e o Sudeste terão chuvas mais pontuais.
No Sul, a previsão para sábado (12) é de tempo seco e temperaturas amenas, mas uma nova frente fria deve chegar no domingo (13), trazendo chuvas para os três estados da região. No Sudeste, a área de baixa pressão ainda atuará, com destaque para chuvas no Espírito Santo, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro devem ter precipitações fracas. Em São Paulo, a expectativa é de pouca ou nenhuma chuva.
O Centro-Oeste, após temporais recentes, verá uma diminuição nas chuvas, embora ainda haja previsão de precipitações pontuais. O clima deve permanecer abafado durante o fim de semana. No Norte, a ZCIT continuará a gerar chuvas volumosas, especialmente no Pará, Amapá, Amazonas e Roraima, com temperaturas elevadas.
O fim do fenômeno La Niña, anunciado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa), deve alterar o padrão de chuvas no Brasil. Com a neutralidade das temperaturas do mar no Pacífico, a tendência é que o clima se torne mais instável e irregular nos próximos meses, com o Norte e o Nordeste apresentando uma leve diminuição nas chuvas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.