03 de mai 2025
Xamanismo transcultural promove cura espiritual e conexão com a natureza
Xamanismo transcultural é uma prática que busca cura espiritual e recuperação da alma após traumas, integrando saberes de diversas culturas.
Xamanismo transcultural ajuda a curar velhas feridas (Foto: Shutterstock)
Ouvir a notícia:
Xamanismo transcultural promove cura espiritual e conexão com a natureza
Ouvir a notícia
Xamanismo transcultural promove cura espiritual e conexão com a natureza - Xamanismo transcultural promove cura espiritual e conexão com a natureza
Flavio Santía e Valeria Cicconi discutem a prática do xamanismo transcultural, enfatizando a importância da jornada xamânica e a recuperação da alma após traumas. A cura xamânica é específica para o corpo espiritual e busca restabelecer o equilíbrio perdido.
O xamanismo, com raízes em culturas indígenas, é uma prática espiritual e terapêutica que se baseia na comunicação com o mundo espiritual e a natureza. Santía, com mais de 35 anos de experiência, explica que a palavra "xamã" vem da língua tungus e refere-se a quem viaja para uma "realidade não ordinária". Ele destaca que essa prática existe há 40 mil anos em diversas culturas ao redor do mundo.
Cicconi, praticante de xamanismo transcultural, ressalta que a cura xamânica não é universal. "Esse método só alivia sintomas se a origem da doença estiver em um desequilíbrio no corpo espiritual", afirma. O xamanismo contemporâneo sistematiza práticas de diferentes povos, buscando semelhanças e amplos denominadores comuns.
A Jornada Xamânica
Os xamãs acreditam que tudo no universo está interligado e que a saúde depende do equilíbrio entre o indivíduo, a comunidade e a natureza. Após um trauma, um fragmento da alma pode se refugiar, dificultando a vida plena. Através de sons, movimentos e cânticos, o xamã auxilia na recuperação da alma.
Cicconi explica que a alma pode ser perdida e recuperada por meio de rituais específicos. Os xamãs utilizam seus espíritos e guias familiares, mudando seu estado de consciência para acessar o mundo espiritual. "No xamanismo, tudo é espírito", afirma Cicconi, referindo-se ao Grande Mistério que une todos os seres.
As sessões de cura podem ser realizadas sentado ou deitado, sem a ingestão de substâncias. As experiências variam conforme o estado emocional e a abertura do cliente. Santía menciona que os participantes podem sentir relaxamento profundo, mudanças emocionais e até sensações visuais e auditivas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.