10 de jul 2025
Primata ameaçado é avistado em trilha de parque no Rio de Janeiro
Avistamento de sagui da serra escuro em corredor ecológico renova esperanças para a conservação da espécie ameaçada na Mata Atlântica.

Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) no Parque Estadual do Desengano — Foto: Divulgação/ Samir Mansur
Ouvir a notícia:
Primata ameaçado é avistado em trilha de parque no Rio de Janeiro
Ouvir a notícia
Primata ameaçado é avistado em trilha de parque no Rio de Janeiro - Primata ameaçado é avistado em trilha de parque no Rio de Janeiro
Um sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) foi avistado recentemente em um corredor ecológico próximo ao Parque Estadual do Desengano, localizado em Santa Maria Madalena, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. As imagens do primata foram capturadas por Samir Mansur, gestor do Parque Estadual da Lagoa do Açu, durante uma trilha no Distrito de Doutor Loreti.
Essa espécie é considerada uma das mais ameaçadas do mundo, enfrentando sérios riscos devido à perda de habitat e à competição com espécies invasoras. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) destaca que essas espécies não nativas competem por alimento e território, além de gerarem híbridos férteis com os saguis-da-serra-escuro, o que compromete a sobrevivência da espécie.
O sagui-da-serra-escuro é endêmico da Mata Atlântica e sua preservação é crucial para a biodiversidade da região. O avistamento recente traz esperança para a conservação da espécie, que depende de corredores ecológicos para se manter. O trabalho de gestores ambientais, como Samir Mansur, é fundamental para monitorar e proteger esses habitats, garantindo a continuidade da vida selvagem local.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.