24 de jan 2025
Enare mantém resultados e cronograma do exame, apesar de críticas e ameaças judiciais
O Exame Nacional de Residência (Enare) teve recorde de inscrições em 2024. Cerca de 10 mil candidatos zeraram na análise curricular, gerando críticas. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) manteve resultados e cronograma. Daniel Beltrammi, da Ebserh, afirmou que muitos não entregaram documentos exigidos. O Enare, importante para a saúde, oferece 8.720 vagas em 163 instituições.
médico (Foto: Designed by Freepik)
Ouvir a notícia:
Enare mantém resultados e cronograma do exame, apesar de críticas e ameaças judiciais
Ouvir a notícia
Enare mantém resultados e cronograma do exame, apesar de críticas e ameaças judiciais - Enare mantém resultados e cronograma do exame, apesar de críticas e ameaças judiciais
A 5ª edição do Exame Nacional de Residência (Enare), considerado o "Enem" da área, gerou polêmica após a divulgação dos resultados finais, com críticas de participantes sobre a pontuação na análise curricular. Dos mais de 89 mil inscritos, cerca de 10 mil candidatos zeraram nessa parte, que representa 10% da nota total. Apesar das contestações e ameaças de ações judiciais, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) decidiu manter os resultados e o cronograma do exame.
Os candidatos tiveram até ontem para apresentar recursos, mas o número de contestações caiu de 18,1 mil para cerca de 5,3 mil após a revisão dos resultados preliminares. Daniel Beltrammi, vice-presidente da Ebserh, informou que muitos dos que zeraram não entregaram todos os documentos exigidos. Além disso, alguns participantes relataram que suas notas foram reduzidas após a revisão, gerando descontentamento.
Críticas nas redes sociais apontam que alguns candidatos não receberam justificativas para a negativa de recursos e questionam a perda de pontos, mesmo com históricos acadêmicos positivos. Em resposta, Beltrammi afirmou que a metodologia da análise curricular não foi alterada, mas que houve uma revisão com novos avaliadores. Ele ressaltou que o concurso seguirá normalmente, afirmando: "O concurso está mantido."
O Enare, um dos principais processos seletivos para profissionais de saúde, ocorre anualmente desde 2020 e nesta edição oferece 8.720 vagas em 163 instituições em todo o Brasil, atingindo um recorde de inscrições.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.