29 de jan 2025
Ministra Nísia Trindade apresenta prioridades do programa Mais Acesso a Especialistas em reunião do CNS
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou prioridades na saúde pública. O Programa Mais Acesso a Especialistas visa melhorar o atendimento no SUS. O Centro de Operações de Emergências atuará no combate a doenças como dengue. Novo curso de formação em saúde para conselheiros terá início em abril de 2025. A reunião enfatizou a importância da participação social e controle democrático.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Ministra Nísia Trindade apresenta prioridades do programa Mais Acesso a Especialistas em reunião do CNS
Ouvir a notícia
Ministra Nísia Trindade apresenta prioridades do programa Mais Acesso a Especialistas em reunião do CNS - Ministra Nísia Trindade apresenta prioridades do programa Mais Acesso a Especialistas em reunião do CNS
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da primeira reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS) de 2025, realizada em Brasília nesta quarta-feira, 29. Acompanhada do secretário executivo, Swedenberger Barbosa, Nísia deu boas-vindas à nova presidente do conselho, Fernanda Magano, e destacou as prioridades da saúde para o início do ano, como o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) e o trabalho do Centro de Operações de Emergências (COE) no combate a doenças como dengue, chikungunya e zika.
Durante a 362ª Reunião Ordinária, foram discutidas as perspectivas e desafios para a saúde nos próximos três anos. Nísia enfatizou a importância da promoção da saúde e prevenção de doenças, além de mencionar a necessidade de diagnóstico e tratamento de câncer, vacinação nas escolas e uso de tecnologias adequadas. Ela ressaltou que o PMAE é fundamental para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando que o acesso a especialistas depende de uma atenção primária robusta.
A ministra também abordou a relevância da participação social e do controle social na saúde, desejando sucesso nos trabalhos do CNS. Nísia lembrou a importância da luta pela democracia e destacou a exposição do Espaço Cultural Dona Ivone Lara, que homenageia os trabalhadores do SUS e a assistência em saúde aos indígenas Yanomami.
Além disso, a reunião tratou da formação em saúde, apresentando o Projeto Participa Saúde Mestrado Profissional, voltado para conselheiros de saúde e profissionais da área. O curso, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), terá inscrições abertas até abril de 2027 e será realizado gratuitamente na Fiocruz Brasília. Na quinta-feira, 30, os conselheiros retornarão ao plenário para dar continuidade às pautas discutidas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.