22 de abr 2025
Pílula anticoncepcional masculina sem hormônios avança em testes clínicos com resultados promissores
Pílula anticoncepcional masculina não hormonal, YCT 529, avança para fase 2 de testes na Nova Zelândia, prometendo menos efeitos colaterais.
Espermatozoides tentam fecundar um óvulo (Foto: Reprodução/Freepik)
Ouvir a notícia:
Pílula anticoncepcional masculina sem hormônios avança em testes clínicos com resultados promissores
Ouvir a notícia
Pílula anticoncepcional masculina sem hormônios avança em testes clínicos com resultados promissores - Pílula anticoncepcional masculina sem hormônios avança em testes clínicos com resultados promissores
Pílula anticoncepcional masculina não hormonal entra em fase de testes clínicos
Uma pílula anticoncepcional masculina, que não utiliza hormônios, está sendo testada em humanos pela primeira vez. O medicamento, chamado YCT-529, demonstrou alta eficácia em reduzir a produção de espermatozoides em testes com animais, com poucos efeitos colaterais observados. A fase 2 dos testes clínicos teve início em setembro de 2024, na Nova Zelândia.
Resultados promissores em testes com animais
Em experimentos com camundongos, a pílula começou a apresentar resultados em até um mês de uso, reduzindo em quase 100% as gestações de parceiras fêmeas. Em primatas não humanos, uma dosagem maior foi necessária, mas também resultou em queda significativa na contagem de espermatozoides, sem apresentar efeitos colaterais relevantes.
Alternativa aos métodos hormonais
Anticoncepcionais masculinos hormonais, em desenvolvimento, frequentemente causam efeitos colaterais indesejados, como ganho de peso e alterações de humor. Essa questão motivou a busca por alternativas não hormonais, como o YCT-529. A pesquisadora Gunda Georg, da Universidade de Minnesota, ressalta que uma pílula masculina segura e eficaz "oferecerá mais opções aos casais para o controle de natalidade".
Como funciona o YCT-529
O medicamento age bloqueando uma proteína chamada receptor alfa de ácido retinoico (RAR-alfa), que desempenha papel importante no crescimento celular e na formação de espermatozoides. Ao afetar especificamente essa versão do receptor, o YCT-529 tende a minimizar os efeitos colaterais.
Estudos anteriores e próximos passos
A fase 1 dos testes clínicos do YCT-529 já foi concluída, com resultados considerados favoráveis. Outro composto, o CDD-2807, também demonstrou eficácia em testes com camundongos, mas ainda não chegou à fase de testes em humanos. Os animais que participaram dos estudos recuperaram a fertilidade após a interrupção do uso do medicamento, sem alterações significativas nos níveis hormonais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.