Saúde

Iniciativas privadas buscam soluções sustentáveis para a poluição dos oceanos

Iniciativas inovadoras como a EmbaLixo e a Ocean Cleanup mostram que é possível enfrentar a crise do plástico nos oceanos.

Foto de uma mulher usando um vestido vermelho em um campo de flores silvestres. (Foto: Reprodução)

Foto de uma mulher usando um vestido vermelho em um campo de flores silvestres. (Foto: Reprodução)

Ouvir a notícia

Iniciativas privadas buscam soluções sustentáveis para a poluição dos oceanos - Iniciativas privadas buscam soluções sustentáveis para a poluição dos oceanos

0:000:00

O Brasil enfrenta um grave desafio na gestão de resíduos, com apenas 1% do lixo reciclado. Essa situação resulta em grandes quantidades de plástico acumuladas em lixões e oceanos, comprometendo o meio ambiente. A produção de plástico continua a aumentar, levando quase meio século para se desintegrar.

Para mitigar esse problema, iniciativas inovadoras têm surgido. Um exemplo é o projeto da EmbaLixo, que, em parceria com o Projeto Itamar e o Argonauta, retira plástico do mar e transforma-o em novos produtos. Rafael Costa, CEO da EmbaLixo, afirmou: “Ao transformar plástico retirado do mar em um novo produto, fechamos um ciclo sustentável de inclusão social.” A empresa investiu R$ 40 milhões na construção de uma usina em Hortolândia, São Paulo, e apoia cooperativas na coleta de matéria-prima.

Iniciativas Internacionais

Outra iniciativa significativa é a da Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos da Holanda. Ela desenvolveu um sistema de barragens flutuantes para coletar plástico em rios, com o objetivo de atuar em mais de mil rios e reduzir em 80% a quantidade de resíduos plásticos nas águas. Até agora, a Ocean Cleanup já coletou mais de 9 mil toneladas de plástico globalmente, embora isso represente uma fração dos 80 milhões de toneladas despejadas anualmente nos oceanos.

Essas ações demonstram que, com inovação e parcerias, é possível enfrentar o problema do lixo plástico. A falta de mudanças nas políticas de descarte e produção ainda é um obstáculo, mas iniciativas como essas mostram que a indústria pode assumir um papel ativo na busca por soluções sustentáveis.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela