Saúde

Mudanças surpreendentes no corpo ocorrem com o envelhecimento, revelam especialistas

Mudanças na voz e nos dentes são comuns com a idade. Além disso, mulheres podem ter alívio nas enxaquecas após a menopausa.

A voz, os dentes e dores crônicas podem ser alterados com a velhice (Foto: Allison Sales/Folhapress)

A voz, os dentes e dores crônicas podem ser alterados com a velhice (Foto: Allison Sales/Folhapress)

Ouvir a notícia

Mudanças surpreendentes no corpo ocorrem com o envelhecimento, revelam especialistas - Mudanças surpreendentes no corpo ocorrem com o envelhecimento, revelam especialistas

0:000:00

A mudança na saúde e na aparência é uma realidade para muitos à medida que envelhecem. Especialistas da área de saúde têm destacado que, além da perda de altura, a voz e a estrutura dental também podem ser afetadas com o passar dos anos.

A dentista Leila Jahangiri, chefe de prótese dentária da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, afirma que não é incomum que os dentes mudem e se desloquem com a idade, especialmente os dentes inferiores. Essa alteração pode surpreender muitos, como relatado por pessoas na meia-idade.

Além dos dentes, a voz também sofre transformações. Ted Mau, diretor do centro de voz do Centro Médico UT Southwestern, explica que as cordas vocais se tornam mais finas e menos flexíveis com o envelhecimento. Isso pode resultar em uma voz mais fraca ou rouca. Mudanças hormonais em mulheres mais velhas podem fazer com que suas vozes fiquem mais graves, enquanto alguns homens podem perceber um aumento na tonalidade aguda.

Enxaquecas e Envelhecimento

Outro aspecto importante é a relação entre a menopausa e as enxaquecas. A neurologista Seniha Nur Ozudogru, da Penn Medicine, destaca que as mulheres têm duas a três vezes mais probabilidade de sofrer de enxaquecas do que os homens. Contudo, há uma boa notícia: após a menopausa, muitas mulheres relatam uma redução na frequência e na gravidade das crises de enxaqueca.

A perda de altura também é um fenômeno comum. A partir dos quarenta anos, a maioria das pessoas começa a encolher, com homens perdendo em média 2,5 centímetros e mulheres cerca de 5 centímetros até os setenta anos. Após os oitenta, a perda pode ser de mais 2,5 centímetros. O médico Ardeshir Hashmi, da Cleveland Clinic, sugere que manter-se fisicamente ativo e ter uma dieta rica em cálcio e vitamina D pode ajudar a desacelerar esse processo.

Essas mudanças são parte do envelhecimento, mas é fundamental que as pessoas estejam atentas e busquem orientação médica quando necessário.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela