20 de jan 2025
Participação aberta nas etapas da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
A 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) aborda "Saúde do Trabalhador como Direito Humano". As etapas municipais, regionais e macrorregionais da conferência terminam em 15 de abril. Preparatórias estaduais e distritais ocorrerão até 15 de junho, após as etapas iniciais. Conferências livres, como a de Saúde Mental do Trabalhador, acontecem até 30 de abril. A participação social é fundamental para definir os rumos da saúde trabalhadora.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Participação aberta nas etapas da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Ouvir a notícia
Participação aberta nas etapas da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Participação aberta nas etapas da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) com apoio do Ministério da Saúde, a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) aborda o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. Este evento é um espaço importante para a participação social na definição das políticas de saúde voltadas à população trabalhadora. As etapas municipal, regional e macrorregional da conferência estão em andamento e devem ser concluídas até 15 de abril.
As comissões organizadoras de cada território têm a responsabilidade de enviar as datas e informações sobre os eventos ao CNS pelo e-mail 5cnstt@cns.gov.br. Após as etapas iniciais, as preparatórias estaduais e distritais terão início, podendo ocorrer até 15 de junho. Essa estrutura permite uma ampla participação e discussão sobre a saúde do trabalhador em diferentes níveis.
Além das etapas convencionais, a 5ª CNSTT inclui conferências livres, que são deliberativas e abrangem todos os segmentos da sociedade civil e do CNS. Entre as conferências livres programadas, destacam-se a 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde Mental do Trabalhador e da Trabalhadora e a 1ª Conferência Livre Nacional da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo, Florestas e Águas. Essas conferências são organizadas pela Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CGSAT) e vão até 30 de abril.
As conferências livres devem ser comunicadas ao CNS com 15 dias de antecedência por meio de um formulário específico. Essa iniciativa visa garantir que a voz de todos os segmentos da sociedade civil seja ouvida e considerada nas discussões sobre a saúde dos trabalhadores no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.