31 de jan 2025
Nascimentos múltiplos atingem recorde histórico; entenda os fatores por trás do fenômeno
Globalmente, taxas de natalidade caem, mas nascimentos múltiplos aumentam. A gravidez em idade avançada e tratamentos de fertilidade são fatores chave. Projeções indicam aumento de gêmeos e trigêmeos entre 2050 e 2100. No Reino Unido, ciclos de fertilização in vitro cresceram de 6.700 para 76.000. Nascimentos múltiplos trazem desafios financeiros e emocionais para famílias.
POSSÍVEIS MOTIVOS: Gravidez em idade avançada e o maior uso de tratamentos de fertilidade podem ter relação com nascimentos múltiplos (Foto: iStock/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Nascimentos múltiplos atingem recorde histórico; entenda os fatores por trás do fenômeno
Ouvir a notícia
Nascimentos múltiplos atingem recorde histórico; entenda os fatores por trás do fenômeno - Nascimentos múltiplos atingem recorde histórico; entenda os fatores por trás do fenômeno
As taxas de natalidade global estão em declínio, mas o número de gêmeos e trigêmeos nascidos atingiu um recorde histórico. Pesquisas indicam que esse aumento nas taxas de gemelaridade é impulsionado por fatores como a gravidez em idade avançada e o uso crescente de tratamentos de fertilidade. Historicamente, as taxas de gêmeos diminuíram com a queda geral das taxas de natalidade, mas essa tendência se inverteu recentemente.
Os gêmeos podem surgir de duas maneiras: quando dois óvulos são fertilizados simultaneamente ou quando um óvulo fertilizado se divide. A hiperovulação, que ocorre com mais frequência em mulheres mais velhas, também contribui para gestações múltiplas. Dados de 2023 mostram que a probabilidade de gestações múltiplas aumenta significativamente com a idade materna, passando de um em cada 2.000 para mulheres abaixo de 20 anos, para um em cada 57 entre aquelas de 35 a 39 anos.
O aumento das gestações múltiplas no Reino Unido, que chegou a 14,4 por 1.000 maternidades, é atribuído ao uso de tratamentos de fertilidade e ao aumento da idade das mães. Em 2021, foram realizados 76.000 ciclos de fertilização in vitro, um aumento significativo em comparação com 1991. Apesar das campanhas para reduzir gestações múltiplas decorrentes de tratamentos, a demanda por fertilização continua alta, levando muitas pessoas a buscar opções no exterior.
Embora gestações múltiplas sejam uma alegria, elas trazem desafios adicionais. A taxa de natimortos em gêmeos é quase o dobro em comparação com gestações únicas, e o nascimento pré-termo é comum. O custo financeiro para famílias com múltiplos é pelo menos £20 mil a mais do que para duas crianças únicas, exigindo um planejamento cuidadoso para atender às necessidades específicas dessa população.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.