04 de fev 2025
Brasil reafirma compromisso com saúde e inovação em evento da OMS em Genebra
O Brasil reafirmou seu compromisso com a saúde como direito humano na OMS. O secretário Carlos Gadelha destacou a Coalizão Global para inovação em saúde. O país prioriza serviços de saúde equitativos e tecnologia digital no SUS. O Brasil se prepara para a agenda de clima e saúde na COP 30 deste ano. Reuniões bilaterais com Rússia e África do Sul abordaram saúde e G20.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Brasil reafirma compromisso com saúde e inovação em evento da OMS em Genebra
Ouvir a notícia
Brasil reafirma compromisso com saúde e inovação em evento da OMS em Genebra - Brasil reafirma compromisso com saúde e inovação em evento da OMS em Genebra
O Brasil reafirmou seu compromisso com a ciência, tecnologia e produção local para melhorar a qualidade de vida e atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a 156ª Reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em Genebra, na Suíça, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro. O secretário Carlos Gadelha, da Ciência, Tecnologia e Inovação, representou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e destacou a importância da Coalizão Global, uma iniciativa para promover inovação e acesso a tecnologias de saúde.
Em seu discurso, Gadelha enfatizou a necessidade de priorizar serviços de saúde equitativos e integrados, com base em tecnologia digital e uma força de trabalho bem treinada. Ele também mencionou a importância de fortalecer a participação social para entender as realidades das populações vulneráveis. O secretário ainda abordou o compromisso do Brasil com a agenda de clima e saúde, que será formalizada na COP-30 deste ano.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou marcos importantes de 2024, como a nova estratégia global de saúde, que visa salvar 40 milhões de vidas nos próximos quatro anos, além de emendas ao regulamento sanitário internacional e a conclusão das negociações sobre um acordo pandêmico. Essas iniciativas visam fortalecer a saúde global e a colaboração entre os países.
Durante o evento, a comitiva brasileira participou de um almoço promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e se reuniu com o GRUA para discutir o financiamento da OMS. Gadelha também teve encontros bilaterais com representantes da Rússia e da África do Sul, abordando temas como a presidência brasileira no Brics e a importância da Coalizão Global, especialmente em relação à presidência sul-africana no G20.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.