Saúde

Cães expostos a produtos químicos em casa têm maior risco de câncer, revela estudo

Pesquisa da Universidade Duke revela riscos de câncer de bexiga em cães. Ftalatos e retardadores de chama são os compostos mais preocupantes. Metade dos cães estudados apresentou 40 produtos químicos em suas amostras. Contaminação humana pode ocorrer pela inalação de poeira contaminada. Exposição aumenta em locais quentes, onde produtos químicos são voláteis.

Pets podem desenvolver câncer devido a produtos químicos domésticos (Foto: Unsplash)

Pets podem desenvolver câncer devido a produtos químicos domésticos (Foto: Unsplash)

Ouvir a notícia

Cães expostos a produtos químicos em casa têm maior risco de câncer, revela estudo - Cães expostos a produtos químicos em casa têm maior risco de câncer, revela estudo

0:000:00

Uma nova pesquisa da Universidade Duke, nos Estados Unidos, revela que produtos químicos domésticos podem comprometer a saúde dos cães, aumentando o risco de câncer de bexiga. O estudo envolveu cem cães que usaram dispositivos de silicone em suas coleiras por cinco dias, durante os quais foram analisados 120 produtos químicos. Desses, quarenta foram detectados em metade dos animais monitorados.

Os compostos mais prevalentes incluíram ftalatos, retardadores de chama e antraceno, um poluente atmosférico, todos associados a marcadores de câncer de bexiga. Os pesquisadores sugerem que esses químicos podem se desprender de produtos e se acumular na poeira, sendo posteriormente inalados. Além disso, brinquedos para pets e a poluição do ar também podem ser fontes de contaminação.

Os dados indicam que cães em ambientes mais quentes estão mais expostos a esses compostos, uma vez que muitos deles se tornam voláteis em altas temperaturas. A pesquisa foi publicada na revista Environmental Science & Technology e destaca a preocupação com a exposição cumulativa a esses produtos químicos. Catherine Wise, coautora do estudo, enfatiza que as descobertas podem ser alarmantes para os donos que buscam fazer escolhas informadas sobre os produtos que utilizam em casa.

De acordo com a Oncowaf, site especializado em câncer canino, os sintomas mais comuns do câncer de bexiga em cães incluem dificuldade para urinar, sangue na urina e aumento da frequência urinária. A pesquisa ressalta a importância de monitorar a saúde dos animais em relação à exposição a substâncias químicas presentes no cotidiano.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela