18 de fev 2025
Dirigentes estaduais se reúnem em Brasília para fortalecer vigilância em saúde no Brasil
O Ministério da Saúde promove encontro em Brasília nos dias 18 e 19 de março. O evento reúne dirigentes estaduais para discutir vigilância em saúde e ambiente. Temas prioritários incluem vacinação, arboviroses e emergências climáticas. Ethel Maciel destaca a importância da colaboração para enfrentar crises de saúde. Programação inclui apresentações sobre ações técnicas e assessoramento em saúde.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Dirigentes estaduais se reúnem em Brasília para fortalecer vigilância em saúde no Brasil
Ouvir a notícia
Dirigentes estaduais se reúnem em Brasília para fortalecer vigilância em saúde no Brasil - Dirigentes estaduais se reúnem em Brasília para fortalecer vigilância em saúde no Brasil
O Ministério da Saúde realiza, em Brasília, nos dias 18 e 19 de março de 2024, um encontro com dirigentes de vigilância em saúde de todas as unidades federativas. O objetivo é alinhar, de forma colaborativa, as estratégias e avanços nas ações de vigilância em saúde e ambiente em todo o Brasil. O evento é voltado exclusivamente para representantes estaduais e busca fortalecer parcerias e discutir temas prioritários, como vacinação, controle de arboviroses, estoques estratégicos e preparação para emergências climáticas e de saúde pública.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destacou que a reunião é uma oportunidade fundamental para alinhar as prioridades nacionais com as demandas estaduais. Segundo ela, “Nosso objetivo é trabalharmos juntos no enfrentamento das emergências climáticas, das arboviroses e na preparação para futuras pandemias”. A atuação articulada é vista como essencial para proteger a saúde da população brasileira.
A programação do encontro inclui apresentações dos departamentos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde. As discussões terão foco nas ações técnicas e nas áreas de assessoramento, como comunicação, relações internacionais, equidade e saúde de migrantes e refugiados. O intuito é promover a troca de experiências e fortalecer a relação com as áreas técnicas da pasta.
Além disso, o evento visa aprimorar as respostas conjuntas aos desafios em saúde pública, reforçando a importância da colaboração entre as esferas federal e estadual. A expectativa é que as diretrizes estabelecidas durante o encontro contribuam para um enfrentamento mais eficaz das questões de saúde no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.