21 de fev 2025
Hospital de Base de São José do Rio Preto se junta ao programa Mais Acesso a Especialistas
Hospital de Base de São José do Rio Preto adere ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). A adesão visa reduzir filas e tempos de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Hospital é referência para mais de 1,7 milhão de moradores em 102 municípios. Ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca a importância do hospital para o SUS. Novo serviço de radioterapia avançada e leitos exclusivos para dengue foram inaugurados.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Hospital de Base de São José do Rio Preto se junta ao programa Mais Acesso a Especialistas
Ouvir a notícia
Hospital de Base de São José do Rio Preto se junta ao programa Mais Acesso a Especialistas - Hospital de Base de São José do Rio Preto se junta ao programa Mais Acesso a Especialistas
A Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) anunciou, nesta quinta-feira (20), a inclusão do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) no Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa diminuir as filas e o tempo de espera por consultas e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A formalização ocorreu durante a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que se reuniu com diretores da instituição e o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Adriano Massuda. O hospital, que atende mais de 1,7 milhão de pessoas em 102 municípios, fortalecerá sua atuação em especialidades médicas essenciais.
A ministra Nísia Trindade destacou a importância do SUS e afirmou que a adesão do hospital ao programa é um avanço significativo para a saúde regional e nacional. O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, enfatizou que 85% dos atendimentos são destinados a pacientes do SUS, ressaltando a qualidade e o volume dos serviços prestados. O Hospital de Base é o segundo maior do estado e um dos maiores do Brasil, com 98.384 atendimentos realizados em 2024, além de 1,2 milhão de procedimentos e 51,3 mil cirurgias.
Com uma equipe de 8.800 colaboradores, incluindo 1.082 médicos, o hospital possui 1.318 leitos, sendo 268 de UTI. A instituição é referência em atendimentos de alta complexidade, oferecendo especialidades como neurocirurgia, transplante de medula óssea e cirurgias gerais. A adesão ao PMAE é vista como fundamental para aprimorar o atendimento especializado no Brasil, segundo a ministra.
Durante a visita, Nísia conheceu o novo serviço de radioterapia, que utiliza equipamentos de ponta, permitindo a redução de sessões em até 85%. Além disso, o hospital ampliou sua capacidade para atender pacientes com dengue, disponibilizando 69 leitos exclusivos para casos graves da doença.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.