24 de fev 2025
Hospital Copa D'Or realiza cirurgia inovadora em válvula cardíaca de paciente de 92 anos
O Copa D'Or inova com cirurgia que reverte insuficiência cardíaca em idosa. Procedimento utilizou o Sistema Triclip para tratar a válvula tricúspide. Técnica evita uso de anticoagulantes, reduzindo riscos para pacientes idosos. Cirurgia foi coordenada por Cleverson Zukowski, especialista em cardiologia. Avanços no tratamento cardíaco destacam a importância de inovações médicas.
Procedimento exigiu grande movimentação de toda a unidade hospitalar (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Hospital Copa D'Or realiza cirurgia inovadora em válvula cardíaca de paciente de 92 anos
Ouvir a notícia
Hospital Copa D'Or realiza cirurgia inovadora em válvula cardíaca de paciente de 92 anos - Hospital Copa D'Or realiza cirurgia inovadora em válvula cardíaca de paciente de 92 anos
Uma cirurgia inovadora foi realizada na terça-feira, no hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, revertendo um grave quadro de insuficiência cardíaca em uma paciente de noventa e dois anos. O procedimento envolveu o implante do Sistema Triclip, destinado ao tratamento da degeneração da válvula tricúspide, a maior válvula do coração, que regula o fluxo sanguíneo no lado direito.
O cardiologista intervencionista e coordenador da equipe, Cleverson Zukowski, destacou que, ao contrário de outras abordagens, o Sistema Triclip promove a reparação da válvula em vez de substituí-la. Isso é feito por meio da colocação de um ou mais clipes cirúrgicos, que corrigem a deterioração sem a necessidade de implantar uma nova prótese.
Zukowski também ressaltou que, por não haver a necessidade de um novo implante, não há uma indicação formal para o uso de anticoagulantes após o procedimento. Essa característica é especialmente importante para pacientes idosos, pois o uso de anticoagulantes pode aumentar o risco de sangramentos.
Esse avanço na cardiologia representa uma alternativa menos invasiva e com menor risco para o tratamento de condições cardíacas em pacientes mais velhos, oferecendo uma nova esperança para aqueles que enfrentam problemas sérios de saúde.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.