Aumento do sobrepeso e obesidade aumenta urgência no combate a alimentos ultraprocessados (Foto: Pixabay)

Aumento do sobrepeso e obesidade aumenta urgência no combate a alimentos ultraprocessados (Foto: Pixabay)

Ouvir a notícia

Medicamentos para obesidade podem ser incorporados ao SUS até o fim do ano - Medicamentos para obesidade podem ser incorporados ao SUS até o fim do ano

0:000:00

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) está avaliando a incorporação de dois medicamentos para o tratamento da obesidade: liraglutida (Saxenda ou Victosa) e semaglutida (Wegovy). Atualmente, 25% dos brasileiros sofrem de obesidade, e essa taxa pode chegar a 48% até 2044, conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2020. Embora existam cinco medicamentos aprovados para o tratamento da obesidade no Brasil, nenhum deles está disponível no SUS, que oferece apenas guias de orientação e cirurgia bariátrica.

A endocrinologista Claudia Cozer destaca que os pacientes atendidos pelo SUS estão desassistidos e pede igualdade de direitos. A sibutramina, o medicamento mais barato, teve 80% de aprovação na consulta pública, mas não foi incorporada. A avaliação da liraglutida foca em pacientes com obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, enquanto a semaglutida é direcionada a pacientes com obesidade grau II/III, a partir de 45 anos, sem diabetes, mas com doenças cardiovasculares. As Chamadas Públicas para contribuições estão abertas até 19 de março.

A vice-presidente médica da Novo Nordisk, Priscilla Mattar, informou que a empresa está em tratativas com o governo para a incorporação do Wegovy no SUS. O prazo para análise pela Conitec é de 180 dias a partir do protocolo de solicitação, feito em 16 de dezembro de 2024. Se aprovado, o Wegovy pode estar disponível até o final do ano, beneficiando pessoas com obesidade grau II/III e doenças cardiovasculares. A avaliação da liraglutida também está em andamento, mas não há pedido de incorporação do Ozempic, destinado ao tratamento de diabetes tipo 2.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela