15 de mar 2025
Alerta em São Tomé das Letras: doces alucinógenos podem desencadear esquizofrenia e riscos à saúde
A Prefeitura de São Tomé das Letras alertou sobre doces com substâncias alucinógenas. Treze pessoas apresentaram sintomas graves após consumir esses produtos. Especialistas destacam riscos de doenças mentais e morte devido ao uso. Efeitos das substâncias podem ser prolongados pela absorção gastrointestinal. Não há dose segura para essas substâncias, com efeitos variando entre indivíduos.
Brigadeiros de maconha ganharam versões de chocolate belga, limão siciliano e doce de leite: tudo para se sobressair em um mercado competitivo. (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Alerta em São Tomé das Letras: doces alucinógenos podem desencadear esquizofrenia e riscos à saúde
Ouvir a notícia
Alerta em São Tomé das Letras: doces alucinógenos podem desencadear esquizofrenia e riscos à saúde - Alerta em São Tomé das Letras: doces alucinógenos podem desencadear esquizofrenia e riscos à saúde
A Prefeitura de São Tomé das Letras emitiu um alerta aos turistas sobre a venda de doces nas ruas, como "brisadeiros", "brisamelos", "brownies mágicos", "brigaconha" e "doces mágicos". Especialistas afirmam que esses produtos podem conter substâncias alucinógenas que representam riscos à saúde, podendo levar a doenças mentais e até à morte. O consumo desses doces, que podem incluir maconha e cogumelos alucinógenos, é particularmente perigoso devido à absorção lenta pelo sistema gastrointestinal.
Nos dois primeiros meses de 2024, treze pessoas relataram sintomas como alucinações, diarreia e palpitações após ingerirem esses alimentos. O médico psiquiatra Frederico Garcia, da UFMG, destaca que o uso de substâncias psicotrópicas pode ser um gatilho para a esquizofrenia em indivíduos predispostos. Ele alerta que, ao desencadear um episódio psicótico, a droga pode fazer com que a doença, que poderia permanecer latente, se manifeste.
Além dos riscos psiquiátricos, o uso excessivo de substâncias como LSD e ecstasy pode levar à síndrome serotoninérgica, que pode ser fatal se não tratada. Garcia explica que essa síndrome inicia-se com alucinações e desorientação, podendo evoluir para convulsões e morte. Os doces também podem conter contaminantes tóxicos, resultando em efeitos colaterais como náuseas e mal-estar.
A orientação para quem sentir desconforto após consumir esses produtos é buscar atendimento médico imediatamente. O psiquiatra enfatiza que não existe dose segura para essas substâncias, pois seus efeitos variam de pessoa para pessoa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.