17 de mar 2025
Governo abre edital para 2,2 mil novas vagas no programa Mais Médicos em 2025
O Ministério da Saúde abriu edital para contratar 2.279 médicos pelo Mais Médicos. O programa já atende mais de 66 milhões de pessoas em 4.771 municípios. 402 médicos formados no exterior foram recepcionados, com foco em áreas vulneráveis. O e SUS APS será utilizado para integrar informações e reduzir filas no SUS. Vagas afirmativas garantem inclusão de médicos negros, indígenas e com deficiência.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Governo abre edital para 2,2 mil novas vagas no programa Mais Médicos em 2025
Ouvir a notícia
Governo abre edital para 2,2 mil novas vagas no programa Mais Médicos em 2025 - Governo abre edital para 2,2 mil novas vagas no programa Mais Médicos em 2025
O Ministério da Saúde anunciou a abertura do primeiro edital de 2025 para o Programa Mais Médicos, com a oferta de 2.279 vagas para profissionais de saúde em 4.771 municípios. O objetivo é aumentar o número de médicos atuando nas equipes de Saúde da Família, que são essenciais para o atendimento primário e encaminhamento a especialistas. Com essa nova contratação, o total de profissionais no programa ultrapassará 28 mil, beneficiando mais de 66 milhões de brasileiros.
O edital, que deve ser publicado em breve, permitirá que gestores municipais confirmem a adesão e a necessidade de médicos até 24 de março. As vagas são direcionadas especialmente para regiões vulneráveis e de difícil acesso, com destaque para a Amazônia Legal, que receberá 473 vagas. Além disso, o programa mantém a reserva de vagas para grupos sub-representados, como negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Nesta segunda-feira (17), o Ministério também recepcionou 402 médicos formados no exterior através do Módulo de Acolhimento e Avaliação, que inclui formação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria dos profissionais é brasileira, e 52,7% são mulheres. Eles começarão a atuar em 22 estados a partir de abril, contribuindo para o aumento do número de médicos em Distritos Sanitários Indígenas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o novo edital é parte de um esforço contínuo para reduzir filas de espera no SUS, especialmente para atendimentos de média e alta complexidade. A instalação de uma sala de situação visa formular novas ações para garantir acesso a especialidades, enquanto a revisão da tabela do SUS busca otimizar o tempo de atendimento e aumentar os repasses a instituições que atendem dentro dos prazos estabelecidos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.