19 de mar 2025
Sarcopenia é um indicador de mortalidade mais preocupante que fragilidade em idosos
Estudo da UFSCar e University College London destaca sarcopenia como maior risco de morte. Análise de 4.597 participantes do ELSA revela dados significativos sobre sarcopenia. Sarcopenia é caracterizada por perda de força e massa muscular, diferente da fragilidade. Diagnóstico de sarcopenia é mais simples e rápido que o da fragilidade, facilitando triagem. Pesquisadores defendem revisão dos critérios de força da mão para melhor avaliação.
INDICADORES - Saúde: em idosos, perda muscular é importante fator para risco de morte (Foto: Steve Buissinne/Pixabay)
Ouvir a notícia:
Sarcopenia é um indicador de mortalidade mais preocupante que fragilidade em idosos
Ouvir a notícia
Sarcopenia é um indicador de mortalidade mais preocupante que fragilidade em idosos - Sarcopenia é um indicador de mortalidade mais preocupante que fragilidade em idosos
Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da University College London revelou que a sarcopenia é um indicador de risco de morte mais significativo do que a síndrome da fragilidade. Publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, o estudo pode auxiliar na triagem de pacientes em risco, evitando a necessidade de exames complexos.
A sarcopenia e a fragilidade são síndromes comuns no envelhecimento, ambas associadas à fraqueza muscular e lentidão na marcha. A sarcopenia envolve perda acentuada de força e massa muscular, enquanto a fragilidade é caracterizada por três ou mais fatores, como perda de peso involuntária e fadiga. A classificação de "provável sarcopenia" é dada quando há apenas fraqueza muscular, enquanto a sarcopenia é confirmada com a perda de massa muscular e, em casos graves, lentidão na marcha.
Os pesquisadores analisaram dados de 4.597 participantes do English Longitudinal Study of Ageing (ELSA), acompanhados por 14 anos. Os resultados mostraram que a fraqueza muscular, definida por força de mão inferior a 36 kg para homens e 23 kg para mulheres, aumentou o risco de morte em 17% para aqueles com provável sarcopenia, 31% para sarcopenia e 62% para sarcopenia grave, em comparação com participantes sem a condição. Em contrapartida, o risco de morte foi 49% maior para idosos com fragilidade.
O diagnóstico da sarcopenia é considerado mais simples, baseado na avaliação da massa muscular, força da mão e velocidade de caminhada. Os pesquisadores defendem a necessidade de revisar os pontos de corte para fraqueza muscular, que variam na literatura, para melhorar a precisão na triagem. O estudo, intitulado Frailty or sarcopenia: which is a better indicator of mortality risk in older adults?, pode ser acessado na publicação mencionada.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.