21 de mar 2025
Fila para cirurgia bariátrica no SUS reduz para 63 dias, mas pode ultrapassar um ano em casos específicos
Redução no tempo de espera para cirurgia bariátrica no SUS é positiva, mas apenas 0,2% dos obesos graves conseguiram o procedimento em 2023.
Balança (Foto: FreePik)
Ouvir a notícia:
Fila para cirurgia bariátrica no SUS reduz para 63 dias, mas pode ultrapassar um ano em casos específicos
Ouvir a notícia
Fila para cirurgia bariátrica no SUS reduz para 63 dias, mas pode ultrapassar um ano em casos específicos - Fila para cirurgia bariátrica no SUS reduz para 63 dias, mas pode ultrapassar um ano em casos específicos
Desde o ano 2000, a cirurgia bariátrica é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, em 2024, o tempo de espera para o procedimento foi reduzido para 63 dias, uma queda significativa em relação aos 163 dias registrados em 2021, após o pico da pandemia de Covid-19. No entanto, o tempo de espera pode variar conforme o tipo de cirurgia; por exemplo, a gastroplastia vertical teve uma média de 384 dias, superando um ano de espera.
Apesar da redução no tempo de espera para a cirurgia bariátrica, o cenário geral para outros procedimentos no SUS é preocupante. Em 2024, pacientes aguardaram, em média, 52 dias para consultas e cirurgias, enquanto cirurgias reparadoras exigiram uma espera de até um ano e nove meses. Esses dados foram coletados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que compila informações de estados e municípios.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) revelou que, em 2023, apenas 0,2% dos brasileiros com obesidade grave conseguiram realizar a cirurgia bariátrica pelo SUS. Segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), 1,9 milhão de pessoas foram diagnosticadas com obesidade grau 2 e 1 milhão com obesidade grau 3 (mórbida). Em 2019, quase 12,6 mil cirurgias bariátricas foram realizadas, mas após a queda durante a pandemia, o número aumentou para 11,2 mil em 2022, ainda abaixo dos níveis pré-pandêmicos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.