Saúde

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis e reforça regulamentação

A Anvisa proibiu suplementos alimentares com ora pro nóbis, não afetando o consumo in natura. A planta, Pereskia aculeata, não é autorizada como ingrediente em suplementos. A decisão visa coibir propagandas irregulares e garantir a segurança alimentar. Suplementos não podem alegar efeitos terapêuticos, sendo destinados a pessoas saudáveis. A ora pro nóbis é rica em nutrientes e tem tradição na alimentação de Goiás e Minas Gerais.

Empresas devem apresentar estudos que demonstrem que determinado ingrediente possui os nutrientes ou substâncias para se tornar suplemento (Foto: Getty Images)

Empresas devem apresentar estudos que demonstrem que determinado ingrediente possui os nutrientes ou substâncias para se tornar suplemento (Foto: Getty Images)

Ouvir a notícia

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis e reforça regulamentação - Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis e reforça regulamentação

0:000:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quinta-feira, a proibição da venda de suplementos alimentares que contenham ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata). A decisão, publicada no Diário Oficial da União, justifica-se pelo fato de que a planta não é autorizada como ingrediente para esses produtos no Brasil. A Anvisa esclarece que a medida não interfere no consumo da planta in natura, que é tradicionalmente utilizada na alimentação, especialmente em Goiás e Minas Gerais.

Para que um ingrediente seja aprovado como suplemento alimentar, é necessário que passe por avaliações rigorosas de segurança e eficácia, que comprovem sua relevância nutricional. A Anvisa destaca que os suplementos não são medicamentos e, portanto, não podem alegar efeitos terapêuticos, como tratamento ou prevenção de doenças. A proibição também se deve à comercialização irregular de produtos que não atendem às normas estabelecidas.

A ora-pro-nóbis é reconhecida por suas propriedades nutricionais, sendo rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Nos últimos anos, a planta ganhou popularidade, especialmente por suas qualidades benéficas à saúde, como a contribuição para o fortalecimento do sistema imunológico e a proteção das células contra danos. A Anvisa reforça que a planta pode ser consumida de diversas formas, como em saladas e sopas.

Com a nova resolução, as empresas estão proibidas de fabricar, vender ou promover suplementos que incluam ora-pro-nóbis em sua composição. A Anvisa enfatiza que a decisão visa garantir a segurança dos consumidores e a conformidade com as regulamentações vigentes.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela