11 de abr 2025
Clínica de fertilização em Brisbane comete erro e mulher dá à luz filho de outro casal
Clínica de fertilização em Brisbane investiga troca de embriões que resultou no nascimento de criança de outro casal. O caso levanta questões legais e éticas.
Clínica transferiu o embrião errado para a mulher (Foto: Elena Kontogianni/ Pixabay)
Ouvir a notícia:
Clínica de fertilização em Brisbane comete erro e mulher dá à luz filho de outro casal
Ouvir a notícia
Clínica de fertilização em Brisbane comete erro e mulher dá à luz filho de outro casal - Clínica de fertilização em Brisbane comete erro e mulher dá à luz filho de outro casal
Uma clínica de fertilização in vitro em Brisbane, Austrália, cometeu um erro ao trocar embriões, resultando no nascimento de uma criança que é biologicamente filha de outro casal. O incidente foi descoberto em fevereiro, após os pais biológicos solicitarem a transferência de embriões congelados. Durante o processo, a clínica Monash IVF identificou um embrião extra, revelando que um embrião de outro casal havia sido transferido erroneamente.
O CEO da Monash IVF, Michael Knaap, classificou o erro como "devastador" e afirmou que a clínica está oferecendo apoio às famílias afetadas. Ele destacou que o caso é resultado de um "erro humano" e que a clínica está reforçando seus protocolos de segurança. Knaap também mencionou que auditorias adicionais foram realizadas e que a clínica acredita que se trata de um caso isolado.
Este é o primeiro caso documentado desse tipo na Austrália em mais de 40 anos de prática de fertilização in vitro. Especialistas afirmam que a probabilidade de um erro como esse é extremamente baixa. A identidade dos casais envolvidos não foi divulgada, e a situação legal da guarda da criança permanece indefinida, uma vez que a legislação de Queensland considera os pais que dão à luz como os pais legais.
A ministra de Serviços Sociais, Amanda Rishworth, expressou sua preocupação com o caso e pediu a restauração da confiança no sistema de fertilização. Ela afirmou que, como alguém que também passou por um procedimento de fertilização in vitro, se solidariza com as famílias envolvidas e reconhece a angústia que estão enfrentando.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.