Saúde

Poluição sonora afeta saúde e bem-estar em grandes cidades brasileiras

São Paulo enfrenta um aumento alarmante nas reclamações de poluição sonora, mas a fiscalização é insuficiente e desestimula denúncias.

Barulho na Paulista causa danos à saúde (Foto: veja.com/VEJA/VEJA)

Barulho na Paulista causa danos à saúde (Foto: veja.com/VEJA/VEJA)

Ouvir a notícia

Poluição sonora afeta saúde e bem-estar em grandes cidades brasileiras - Poluição sonora afeta saúde e bem-estar em grandes cidades brasileiras

0:000:00

A poluição sonora em São Paulo se tornou um problema alarmante, com 43.272 reclamações registradas em 2024. Apesar do alto número de queixas, apenas 1,2 mil resultaram em punições, evidenciando a falta de fiscalização e a burocracia que desmotivam os cidadãos a denunciarem.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera níveis acima de 65 decibéis (dB) como poluição sonora, que pode afetar a saúde física e mental. As principais fontes de ruído nas cidades brasileiras incluem o trânsito, indústrias e eventos. Em São Paulo, a fiscalização é realizada pelo Programa Silêncio Urbano (Psiu), onde denúncias podem ser feitas pelo telefone 156.

Moradores enfrentam dificuldades para registrar queixas. A estudante Marina Sant´Ana, do Itaim Bibi, relata que o barulho de uma escola infantil vizinha a impede de realizar atividades em casa. Apesar de tentativas de contato com a escola e a prefeitura, não obteve resultados. A falta de perícia em momentos de maior ruído agrava a situação.

Burocracia e Desmotivação

A empresária Carla Silva, de Salvador, também desistiu de reclamar sobre o barulho de bares em sua rua. Ela menciona que o processo de registro de reclamações é complicado e ineficaz, levando à frustração dos moradores. A burocracia e a falta de retorno das autoridades têm deixado os cidadãos sem apoio.

Em 2016, São Paulo sancionou a Lei nº 16.499 para criar um mapa de ruído, mas o prazo para sua elaboração foi prorrogado até 2030. Enquanto isso, a convivência com a poluição sonora continua a ser um desafio para muitos, que se sentem desamparados em suas queixas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela