03 de mai 2025
Geração afetada pela pandemia enfrenta solidão e busca por conexão social
Jovens americanos ainda enfrentam isolamento social e depressão cinco anos após a pandemia, revelando impactos duradouros na saúde mental.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Geração afetada pela pandemia enfrenta solidão e busca por conexão social
Ouvir a notícia
Geração afetada pela pandemia enfrenta solidão e busca por conexão social - Geração afetada pela pandemia enfrenta solidão e busca por conexão social
Cinco anos após o início das restrições da pandemia de Covid-19, jovens americanos ainda enfrentam altos níveis de isolamento social e sintomas depressivos. Dados recentes indicam que aqueles que eram adolescentes durante a pandemia sentem os efeitos mais intensamente.
A pesquisa realizada pelo Instituto de Políticas da Harvard Kennedy School, divulgada em março de 2025, revela que um em cada cinco jovens entre 18 e 29 anos se tornou mais socialmente isolado. Entre os que relataram isolamento, 55% apresentaram sintomas depressivos. Mesmo entre aqueles que afirmaram que a pandemia não afetou suas amizades, 38% ainda relataram sintomas depressivos.
Os dados mostram que a isolação social é mais pronunciada entre os jovens que estavam entrando no ensino médio ou na faculdade durante os lockdowns. Os adolescentes de dezenove e vinte e três anos reportaram taxas de isolamento de 38% e 40%, respectivamente. Em contraste, apenas 23% dos jovens de vinte anos relataram o mesmo.
Durante a pandemia, muitos jovens experimentaram um ambiente escolar marcado por restrições severas. As aulas presenciais foram substituídas por ensino remoto, e o contato social foi drasticamente reduzido. A necessidade de distanciamento social fez com que muitos se sentissem desconectados de seus pares, prejudicando o desenvolvimento de suas identidades.
A pesquisa destaca que menos da metade dos jovens se sente parte de uma comunidade atualmente. A falta de interação social durante os anos formativos pode ter consequências duradouras, afetando o bem-estar emocional e a saúde mental dessa geração.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.