Saúde

Aumentar o potássio na dieta pode ser mais eficaz que reduzir sódio para controlar a pressão arterial

Aumentar a ingestão de potássio pode ser mais eficaz que reduzir sódio no controle da pressão arterial, aponta pesquisa canadense.

A pressão alta é uma doença que compromete a saúde de cerca de um terço da população mundial. (Foto: Freepik)

A pressão alta é uma doença que compromete a saúde de cerca de um terço da população mundial. (Foto: Freepik)

Ouvir a notícia

Aumentar o potássio na dieta pode ser mais eficaz que reduzir sódio para controlar a pressão arterial - Aumentar o potássio na dieta pode ser mais eficaz que reduzir sódio para controlar a pressão arterial

0:000:00

A hipertensão, conhecida como "assassina silenciosa", afeta cerca de um terço da população mundial e está ligada a doenças graves, como derrame e insuficiência renal. Uma nova pesquisa da Universidade de Waterloo, no Canadá, sugere que aumentar a ingestão de potássio pode ser mais eficaz do que apenas reduzir o sódio para controlar a pressão arterial.

O estudo, publicado na American Journal of Physiology - Renal Physiology, revela que o potássio ajuda a eliminar o excesso de sódio pelos rins e relaxa os vasos sanguíneos. A nutricionista clínica Carol Vieira explica que uma dieta rica em sódio e pobre em potássio causa vasoconstrição, elevando a pressão arterial. Em contrapartida, uma dieta rica em potássio promove a vasodilatação e reduz o volume sanguíneo.

Alimentos como bananas e brócolis são ricos em potássio e podem ter um impacto positivo na pressão arterial. A coautora do estudo, Anita Layton, destaca que adicionar mais desses alimentos à dieta pode ser mais benéfico do que apenas cortar o sal. A pesquisa também aponta que o desequilíbrio entre sódio e potássio na dieta ocidental, rica em alimentos processados, contribui para a hipertensão.

Mecanismos de Ação

Os mecanismos que envolvem a relação entre sódio e potássio são complexos e incluem a função renal e a regulação hormonal. O modelo matemático desenvolvido pelos pesquisadores indica que aumentar a ingestão de potássio pode oferecer vantagens significativas no controle da pressão arterial, mesmo com a presença de sódio na dieta.

Além disso, o estudo revela que homens tendem a desenvolver hipertensão mais facilmente que mulheres na pré-menopausa, mas respondem melhor ao aumento da ingestão de potássio. As diferenças hormonais e na função renal podem explicar essa variação.

A nutricionista Carol Vieira alerta que é fundamental mudar o estilo de vida e não apenas focar em uma dieta restritiva. A pesquisa sugere que uma maior conscientização sobre a importância do potássio pode incentivar pessoas hipertensas a incluir mais alimentos ricos nesse mineral em suas dietas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela