Saúde

Homem de 60 anos tem 35 cálculos retirados da bexiga em cirurgia em Minas Gerais

Homem de 60 anos teve 35 cálculos retirados da bexiga; médico alerta sobre riscos do consumo excessivo de refrigerantes.

Médico retirou 35 pedras da bexiga em paciente em Capinópolis, no Triângulo Mineiro (Foto: Reprodução/@drthalesandrade no Instagram)

Médico retirou 35 pedras da bexiga em paciente em Capinópolis, no Triângulo Mineiro (Foto: Reprodução/@drthalesandrade no Instagram)

Ouvir a notícia

Homem de 60 anos tem 35 cálculos retirados da bexiga em cirurgia em Minas Gerais - Homem de 60 anos tem 35 cálculos retirados da bexiga em cirurgia em Minas Gerais

0:000:00

Um homem de 60 anos teve 35 cálculos retirados da bexiga durante uma cirurgia realizada no dia 28 de abril em um hospital de Capinópolis, no Triângulo Mineiro. O urologista Thales Andrade, responsável pelo procedimento, identificou que a principal causa da formação dos cálculos foi o alto consumo de refrigerantes, que chegava a mais de dois litros por dia.

O paciente, atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se queixava de dor e peso na região do baixo-ventre. Ele relatou ter retirado alguns cálculos menores por conta própria, utilizando um clipe introduzido pela uretra. Exames mostraram que o homem apresentava uma próstata aumentada, o que também contribui para a formação de cálculos.

Durante a cirurgia, foi constatado que um dos cálculos media 1,8 centímetro. O médico recomendou a cirurgia por endourologia, que utiliza o canal do pênis. Andrade destacou que a quantidade de cálculos só foi percebida no início do procedimento. “Quando entrei na bexiga dele parecia que estava em uma caverna, pela quantidade de cálculos”, afirmou.

O urologista ressaltou que a formação dos cálculos é um processo que leva tempo, indicando que o paciente provavelmente convivia com o problema há anos. Para evitar o acúmulo de cálculos na bexiga, o médico recomenda aumento da ingestão de água e a realização de check-ups anuais com um urologista, além de exames de imagem e de sangue.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela