12 de mai 2025
Homem de 60 anos tem 35 cálculos retirados da bexiga em cirurgia em Minas Gerais
Homem de 60 anos teve 35 cálculos retirados da bexiga; médico alerta sobre riscos do consumo excessivo de refrigerantes.
Médico retirou 35 pedras da bexiga em paciente em Capinópolis, no Triângulo Mineiro (Foto: Reprodução/@drthalesandrade no Instagram)
Ouvir a notícia:
Homem de 60 anos tem 35 cálculos retirados da bexiga em cirurgia em Minas Gerais
Ouvir a notícia
Homem de 60 anos tem 35 cálculos retirados da bexiga em cirurgia em Minas Gerais - Homem de 60 anos tem 35 cálculos retirados da bexiga em cirurgia em Minas Gerais
Um homem de 60 anos teve 35 cálculos retirados da bexiga durante uma cirurgia realizada no dia 28 de abril em um hospital de Capinópolis, no Triângulo Mineiro. O urologista Thales Andrade, responsável pelo procedimento, identificou que a principal causa da formação dos cálculos foi o alto consumo de refrigerantes, que chegava a mais de dois litros por dia.
O paciente, atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se queixava de dor e peso na região do baixo-ventre. Ele relatou ter retirado alguns cálculos menores por conta própria, utilizando um clipe introduzido pela uretra. Exames mostraram que o homem apresentava uma próstata aumentada, o que também contribui para a formação de cálculos.
Durante a cirurgia, foi constatado que um dos cálculos media 1,8 centímetro. O médico recomendou a cirurgia por endourologia, que utiliza o canal do pênis. Andrade destacou que a quantidade de cálculos só foi percebida no início do procedimento. “Quando entrei na bexiga dele parecia que estava em uma caverna, pela quantidade de cálculos”, afirmou.
O urologista ressaltou que a formação dos cálculos é um processo que leva tempo, indicando que o paciente provavelmente convivia com o problema há anos. Para evitar o acúmulo de cálculos na bexiga, o médico recomenda aumento da ingestão de água e a realização de check-ups anuais com um urologista, além de exames de imagem e de sangue.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.