Saúde

Modelo alerta sobre riscos de pomada capilar após perder visão temporariamente

Modelo alerta sobre riscos de pomadas capilares após perder a visão temporariamente. Anvisa cancela 1,5 mil produtos e reforça segurança.

Modelo perde visão após ter córneas queimadas por pomada de cabelo. (Foto: Reprodução / Instagram)

Modelo perde visão após ter córneas queimadas por pomada de cabelo. (Foto: Reprodução / Instagram)

Ouvir a notícia

Modelo alerta sobre riscos de pomada capilar após perder visão temporariamente - Modelo alerta sobre riscos de pomada capilar após perder visão temporariamente

0:000:00

Ivana Souza dos Anjos, modelo de 29 anos, alertou sobre os riscos do uso de pomadas modeladoras de cabelo após perder temporariamente a visão. O incidente ocorreu durante uma viagem a Bertioga, em São Paulo, e seu relato já soma mais de 30 milhões de visualizações no Instagram.

Em sua publicação, Ivana descreveu que, após usar a pomada e passar um tempo na sauna, sentiu ardência nos olhos, que atribuiu ao calor. Ao mergulhar em uma piscina com cloro, a irritação aumentou. No dia seguinte, a dor se intensificou, levando-a a buscar atendimento médico. O diagnóstico foi de queimaduras nas córneas, resultando em sete dias sem enxergar.

Esse caso chamou a atenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que já havia cancelado a autorização de cerca de 1,5 mil pomadas capilares nos últimos dois anos. A Anvisa implementou regras mais rigorosas após relatos de reações adversas, especialmente oculares. A agência ressalta que a maioria das reações está ligada a produtos irregulares e disponibiliza uma lista de 117 pomadas autorizadas.

A Anvisa recomenda que os consumidores evitem o uso excessivo de pomadas e o contato com os olhos, especialmente em situações como banhos de piscina. Em caso de irritação, a pomada não deve ser utilizada. Caso ocorra contato com os olhos, a orientação é lavar com água corrente por 15 minutos e procurar atendimento médico se surgirem sintomas como dor ou alteração da visão. A agência também solicita que produtos irregulares sejam denunciados.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela