16 de mai 2025
Inscrições para o Prêmio Octavio Frias de Oliveira encerram nesta sexta-feira
Inscrições para o Prêmio Octavio Frias de Oliveira encerram se em 16 de agosto. Vencedores serão anunciados em 5 de agosto de 2024.
Roger Chammas com os premiados Katia Luciano Pereira, Virginia Picanço e Castro e Gilberto Schwartsmann, no Prêmio Octavio Frias de Oliveira em 2024 (Foto: Zanone Fraissat - 8.8.2024/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Inscrições para o Prêmio Octavio Frias de Oliveira encerram nesta sexta-feira
Ouvir a notícia
Inscrições para o Prêmio Octavio Frias de Oliveira encerram nesta sexta-feira - Inscrições para o Prêmio Octavio Frias de Oliveira encerram nesta sexta-feira
As inscrições para a 16ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira encerram-se nesta sexta-feira, 16 de agosto. A premiação, promovida pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) em parceria com a Folha, busca reconhecer contribuições significativas na área da oncologia. Os vencedores serão anunciados em 5 de agosto de 2024 e receberão R$ 20 mil cada.
O prêmio, criado em 2009, é dividido em três categorias: Personalidade de Destaque, Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia. A categoria Personalidade de Destaque homenageia profissionais que se destacam em ensino, pesquisa e tratamento do câncer. Na última edição, o oncologista Gilberto Schwartsmann foi o premiado.
Pesquisadores interessados podem se inscrever até as 23h59 de sexta-feira, através do site do prêmio. Os trabalhos devem ser originais e publicados em revistas científicas entre 2024 e 2025, com o autor vinculado a uma instituição de pesquisa no Brasil. A seleção dos premiados é feita por uma comissão composta por representantes de diversas instituições, incluindo a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Impacto da Premiação
O presidente do conselho diretor do Icesp, William Nahas, destaca que a premiação é uma forma de reconhecer as contribuições para a oncologia no Brasil. Ele afirma que o prêmio estimula a produção de conhecimento e a pesquisa na área. O coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp, Roger Chammas, ressalta que as inovações premiadas têm um impacto significativo na saúde pública.
Um exemplo notável é um teste genético premiado que evitou gastos de R$ 7 milhões na saúde suplementar, ao reduzir a necessidade de mais de 4 mil cirurgias. Este exame, desenvolvido pela Onkos Diagnósticos Moleculares, utiliza inteligência artificial para identificar tumores na tireoide.
A entrega do prêmio ocorre anualmente em 5 de agosto, data de nascimento de Octavio Frias de Oliveira, publisher da Folha de 1962 a 2007. O Icesp, fundado em 2008, é referência no atendimento oncológico no Brasil, atendendo cerca de 12% dos pacientes com câncer no estado de São Paulo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.