19 de mai 2025
Sabrina Sato compartilha experiências sobre perdas gestacionais para desmistificar o tema
Sabrina Sato compartilha suas perdas gestacionais e discute com especialista as causas e tratamentos do aborto de repetição.
Sabrina Sato revelou perdas gestacionais (Foto: Divulgação TV Globo)
Ouvir a notícia:
Sabrina Sato compartilha experiências sobre perdas gestacionais para desmistificar o tema
Ouvir a notícia
Sabrina Sato compartilha experiências sobre perdas gestacionais para desmistificar o tema - Sabrina Sato compartilha experiências sobre perdas gestacionais para desmistificar o tema
Sabrina Sato compartilhou que enfrentou duas perdas gestacionais no ano passado, buscando desmistificar o tema do aborto espontâneo, que ainda é um tabu para muitas mulheres. O impacto emocional dessas experiências é frequentemente subestimado, embora uma em cada cinco mulheres grávidas possa passar por isso.
O especialista em reprodução humana, Rodrigo Rosa, explicou que o primeiro trimestre é o período de maior risco, mas o aborto pode ocorrer em qualquer fase da gestação. Ele detalhou os diferentes tipos de aborto, como o retido e o inevitável, e definiu aborto de repetição como a interrupção de uma gestação antes das 22 semanas e com peso inferior a 500 gramas.
Causas do Aborto de Repetição
Rodrigo Rosa destacou que as principais causas do aborto de repetição incluem fatores genéticos, anatômicos, trombofílicos e endócrinos. Alterações cromossômicas podem levar a abortos espontâneos, especialmente em mulheres acima de 35 anos. Anomalias no útero, como útero bicorno, também são fatores de risco.
Além disso, mulheres com trombofilias, que aumentam o risco de formação de coágulos, têm maior probabilidade de sofrer perdas gestacionais. O médico ressaltou que, em alguns casos, o uso de anticoagulantes pode ser necessário durante a gestação.
Tratamento e Esperança
Rodrigo Rosa enfatizou a importância de procurar um especialista em reprodução humana após abortos de repetição. O diagnóstico preciso das causas permite iniciar o tratamento adequado. A Fertilização In Vitro (FIV) pode ser indicada para selecionar embriões geneticamente saudáveis, aumentando as chances de uma gestação bem-sucedida.
Ele concluiu que mulheres que passaram por abortos de repetição têm 70% de chance de engravidar e ter uma gestação saudável, desde que recebam acompanhamento especializado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.