Saúde

Estudo revela eficácia de novas técnicas de imagem para detectar câncer de mama em mulheres com mamas densas

Mamografias convencionais podem falhar na detecção de câncer em mulheres com tecido mamário denso; novas técnicas mostram maior eficácia.

Uma sanitaria revisa uma mamografia (Foto: Paco Puentes)

Uma sanitaria revisa uma mamografia (Foto: Paco Puentes)

Ouvir a notícia

Estudo revela eficácia de novas técnicas de imagem para detectar câncer de mama em mulheres com mamas densas - Estudo revela eficácia de novas técnicas de imagem para detectar câncer de mama em mulheres com mamas densas

0:000:00

O programa de detecção precoce de câncer de mama na Espanha convida duas milhões de mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem mamografias a cada dois anos. Com uma taxa de aceitação de 70%, o programa diagnostica cerca de seis tumores a cada mil exames. No entanto, mulheres com tecido mamário denso podem não ser adequadamente atendidas por essa estratégia.

Um estudo recente publicado na revista The Lancet comparou três técnicas de imagem para mulheres com tecido mamário denso. A pesquisa revelou que a mamografia com contraste e a ressonância magnética são mais eficazes que a ecografia na detecção de tumores. A densidade mamária, que não se relaciona ao tamanho do peito, pode dificultar a visualização de lesões malignas, aumentando o risco de câncer em até quatro vezes.

A mamografia convencional apresenta uma sensibilidade de 85% a 90%, mas essa taxa pode cair para 60% em mulheres com alta densidade mamária. Isso representa um desafio nos programas de triagem, onde cerca de 10% das mulheres têm mamas densas. O estudo analisou mais de nove mil mulheres e concluiu que as técnicas com contraste detectaram 17 tumores adicionais por mil exames, em comparação com apenas quatro pela ecografia.

Os pesquisadores destacam que a ressonância magnética teve uma taxa de detecção de 17,4 casos por mil exames, enquanto a mamografia com contraste alcançou 19,2 casos. Apesar dos resultados promissores, o estudo não mediu o impacto na mortalidade por câncer de mama nem os riscos de sobrediagnóstico. A discussão sobre a melhor abordagem para mulheres com tecido mamário denso continua em aberto, com a necessidade de mais evidências para garantir que os benefícios superem os riscos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela