Saúde

Obras de saneamento na Maré vão beneficiar 10 mil moradores e despoluir a Baía de Guanabara

Obras de saneamento na comunidade Roquete Pinto, no Rio, vão beneficiar 10 mil moradores e evitar despejo de esgoto na Baía de Guanabara.

Secretaria do Ambiente promete inauguração de obras de saneamento em julho deste ano. (Foto: Divulgação)

Secretaria do Ambiente promete inauguração de obras de saneamento em julho deste ano. (Foto: Divulgação)

Ouvir a notícia

Obras de saneamento na Maré vão beneficiar 10 mil moradores e despoluir a Baía de Guanabara - Obras de saneamento na Maré vão beneficiar 10 mil moradores e despoluir a Baía de Guanabara

0:000:00

As obras de saneamento na comunidade Roquete Pinto, localizada no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, serão entregues em julho. A iniciativa, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, beneficiará cerca de 10 mil moradores e evitará o despejo de 65 litros de esgoto por segundo na Baía de Guanabara.

O investimento total para as obras é de R$ 42,4 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). As intervenções incluem a construção de 5,9 quilômetros de rede coletora, duas estações elevatórias, 900 metros de tubulação e 1,9 quilômetro de rede de drenagem. O secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou a importância do projeto para a qualidade ambiental da baía.

Além da Roquete Pinto, o governo do Estado já implementou melhorias em municípios ao redor da bacia hidrográfica. Em Cidade Nova, foram instalados 4,1 quilômetros de troncos coletores, que agora captam aproximadamente 700 litros de esgoto por segundo, anteriormente despejados no Canal do Mangue. O esgoto é direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, beneficiando 163 mil pessoas.

Em Manguinhos, a complementação do tronco coletor abrange 4,45 quilômetros de tubulações, que captam cerca de 1.293 litros de esgoto por segundo, o que equivale a 45 piscinas olímpicas por dia. O Programa de Saneamento Ambiental (PSAM), criado em 2011, visa fortalecer a política estadual de saneamento e ampliar o acesso ao esgotamento sanitário, contribuindo para a preservação ambiental e a despoluição da Baía de Guanabara.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela