27 de mai 2025
Sperm de doador com mutação genética gera filhos com risco elevado de câncer na Europa
Doador de esperma com mutação genética rara gerou 67 filhos na Europa; 10 já têm câncer. Regulamentações mais rigorosas são exigidas.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Sperm de doador com mutação genética gera filhos com risco elevado de câncer na Europa
Ouvir a notícia
Sperm de doador com mutação genética gera filhos com risco elevado de câncer na Europa - Sperm de doador com mutação genética gera filhos com risco elevado de câncer na Europa
Um doador de esperma portador de uma mutação genética rara, associada ao câncer, concebeu pelo menos 67 crianças em oito países europeus. O caso gerou preocupações sobre a falta de regulamentação e a necessidade de limites para o número de nascimentos a partir de um único doador. A informação foi apresentada por Edwige Kasper, bióloga do Hospital Universitário de Rouen, durante a conferência da Sociedade Europeia de Genética Humana, em Milão.
As crianças, nascidas entre 2008 e 2015, foram concebidas a partir do sêmen do doador, que é saudável, mas possui uma mutação no gene TP53, relacionada à síndrome de Li-Fraumeni, que aumenta o risco de câncer. Até o momento, dez dessas crianças foram diagnosticadas com câncer, incluindo tumores cerebrais e linfoma de Hodgkin. Outras treze crianças carregam a mutação, mas ainda não desenvolveram a doença.
Necessidade de Regulamentação
A situação destaca a falta de regulamentação uniforme na Europa sobre o número de filhos que um único doador pode ter. Atualmente, não há limites estabelecidos, embora alguns países, como a França, permitam apenas dez nascimentos por doador, enquanto a Dinamarca permite doze e a Alemanha, até quinze. Julie Paulli Budtz, vice-presidente de comunicações da European Sperm Bank, afirmou que a instituição está "profundamente afetada" pelo caso e que, apesar de testes rigorosos, a triagem genética tem suas limitações.
Kasper enfatizou a necessidade de uma regulamentação mais rigorosa em nível europeu para evitar situações semelhantes no futuro. A falta de um padrão harmonizado pode levar a riscos significativos para a saúde das crianças concebidas com esperma de doadores não testados adequadamente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.