Saúde

Tartaruga-verde resgatada em Ubatuba é encontrada adulta em Fernando de Noronha após 24 anos

Tartaruga verde resgatada em 2001 em Ubatuba é encontrada em Fernando de Noronha após 24 anos, marcando um reencontro inédito.

Tartaruga é encontrada em Fernando de Noronha (PE) 24 anos após ser marcada em Ubatuba (SP) (Foto: Banco de imagens do Projeto Tamar)

Tartaruga é encontrada em Fernando de Noronha (PE) 24 anos após ser marcada em Ubatuba (SP) (Foto: Banco de imagens do Projeto Tamar)

Ouvir a notícia

Tartaruga-verde resgatada em Ubatuba é encontrada adulta em Fernando de Noronha após 24 anos - Tartaruga-verde resgatada em Ubatuba é encontrada adulta em Fernando de Noronha após 24 anos

0:000:00

Uma tartaruga-verde cadastrada em 2001 pelo projeto Tamar em Ubatuba, São Paulo, foi encontrada em Fernando de Noronha após 24 anos. Este é o primeiro registro de uma tartaruga jovem reencontrada adulta em outra região do Brasil.

O animal foi resgatado em janeiro de 2001, quando pescadores a encontraram presa em uma rede de cerco flutuante na Praia do Camburi. Na época, pesava 13 quilos e media 49 centímetros. Após o resgate, recebeu marcas metálicas nas nadadeiras e foi devolvida ao mar.

Recentemente, no dia 10 de abril, a tartaruga foi localizada na Praia da Quixabinha, em Fernando de Noronha, com 103 centímetros de comprimento. O projeto Tamar informou que a tartaruga estava no arquipélago de Pernambuco para desovar, uma das principais áreas de desova de tartarugas marinhas no Brasil.

Importância do Registro

Embora já tenham sido registrados casos de tartarugas cadastradas em uma região e encontradas em outra, este é o primeiro caso de um animal adulto. O projeto Tamar destaca que as tartarugas-verde podem levar mais de 30 anos para atingir a idade reprodutiva.

Estudos de genética realizados nos anos 90 indicaram que as tartarugas-verdes de Ubatuba fazem parte de um "estoque misto", reunindo juvenis de diferentes origens no Atlântico. Desde 1991, o projeto Tamar já devolveu mais de 12 mil tartarugas ao mar, com a colaboração de pescadores.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela