13 de mai 2025
Medicamentos para emagrecimento podem causar queda de cabelo temporária, alerta dermatologistas
Queda de cabelo pode ser temporária com uso de medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro; deficiências nutricionais são as principais causas.
Queda de cabelo após Mounjaro e Ozempic: entenda a relação entre os remédios e os fios (Foto: Getty Images)
Ouvir a notícia:
Medicamentos para emagrecimento podem causar queda de cabelo temporária, alerta dermatologistas
Ouvir a notícia
Medicamentos para emagrecimento podem causar queda de cabelo temporária, alerta dermatologistas - Medicamentos para emagrecimento podem causar queda de cabelo temporária, alerta dermatologistas
O Mounjaro, novo concorrente do Ozempic e Wegovy, chegou ao Brasil neste mês. O medicamento injetável, que utiliza a tirzepatida como ativo, promete redução de peso. Usuários de medicamentos semelhantes relataram queda de cabelo, levantando questões sobre a relação entre os tratamentos e a saúde capilar.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP) afirma que a queda de cabelo não é um efeito colateral direto do Mounjaro ou de outros medicamentos emagrecedores. Segundo o dermatologista Gabriel Lazzeri Cortez, a perda de peso rápida e deficiências nutricionais podem ser as causas. Deficiências em proteínas, vitaminas e minerais são fatores que contribuem para o eflúvio telógeno, uma condição que provoca queda temporária de cabelo.
A dermatologista Jade Cury, presidente da SBD-RESP, destaca que a queda capilar geralmente ocorre entre dois e quatro meses após o início do tratamento. Embora a maioria dos casos seja temporária, pessoas com predisposição genética para alopecia androgenética podem ver a condição se agravar. O tratamento deve incluir ajuste nutricional e acompanhamento médico para evitar deficiências.
Além dos medicamentos, dietas muito restritivas também podem causar queda de cabelo. A SBD-RESP recomenda que os pacientes consultem um dermatologista para avaliar a causa da queda e receber orientações sobre o uso de suplementos. Nutrientes como biotina, vitaminas do complexo B, vitamina D, zinco e ferro são essenciais para a saúde capilar, mas o uso deve ser supervisionado para evitar excessos prejudiciais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.