24 de mai 2025
Dormir em excesso pode causar sérios problemas de saúde e afetar o bem-estar geral
Dormir demais pode ser tão prejudicial quanto a falta de sono. Conheça os riscos associados ao excesso de horas de descanso.
O sono adequado está relacionado a um melhor desempenho cognitivo e a uma maior capacidade de concentração, memória e tomada de decisões. (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Dormir em excesso pode causar sérios problemas de saúde e afetar o bem-estar geral
Ouvir a notícia
Dormir em excesso pode causar sérios problemas de saúde e afetar o bem-estar geral - Dormir em excesso pode causar sérios problemas de saúde e afetar o bem-estar geral
O sono é fundamental para a saúde física e mental, com recomendações de sete a nove horas por noite para adultos. No entanto, pesquisas recentes indicam que o sono excessivo pode ser tão prejudicial quanto a falta dele. Dormir mais de dez horas regularmente está associado a diversos problemas de saúde.
Especialistas apontam que fatores como genética, hormônios, hipersonia, apneia do sono, depressão e fadiga acumulada podem levar ao sono excessivo. Embora o descanso prolongado possa ser restaurador em algumas situações, quando se torna um hábito, pode afetar negativamente o corpo.
Efeitos do Sono Excessivo
Dormir demais pode estar ligado a transtornos de humor, como irritabilidade e apatia. Em alguns casos, esse padrão pode ser um sintoma ou consequência da depressão. Além disso, o sono prolongado pode prejudicar funções cognitivas, como atenção e tomada de decisão.
Estudos da Sociedade Europeia de Cardiologia alertam que dormir mais de oito horas por noite está associado a um risco elevado de doenças cardiovasculares, incluindo derrames. O sedentarismo, frequentemente resultante do sono excessivo, pode aumentar a probabilidade de obesidade e diabetes tipo 2.
Consequências Físicas e Psicológicas
O sono excessivo também pode desregular o metabolismo da glicose, especialmente em combinação com a inatividade física. Além disso, pode levar a hábitos alimentares irregulares e desconfortos gastrointestinais. A sensação de baixa energia e dificuldade em manter tarefas diárias também é comum entre aqueles que dormem em excesso.
Por fim, dormir em horários irregulares pode afetar o relógio biológico, interferindo nas funções hormonais e metabólicas. É crucial que indivíduos que apresentam padrões de sono excessivo busquem orientação médica para evitar complicações de saúde a longo prazo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.