26 de abr 2025
Ministério da Saúde inicia processo para incluir vacina contra herpes-zóster no SUS
Ministério da Saúde avança na inclusão da vacina contra herpes zóster no SUS, visando ampliar o acesso à imunização em 2025.
Vírus da herpes-zóster na pele (Foto: sashka1313 - stock.adobe.com)
Ouvir a notícia:
Ministério da Saúde inicia processo para incluir vacina contra herpes-zóster no SUS
Ouvir a notícia
Ministério da Saúde inicia processo para incluir vacina contra herpes-zóster no SUS - Ministério da Saúde inicia processo para incluir vacina contra herpes-zóster no SUS
O Ministério da Saúde iniciou a incorporação da vacina contra herpes-zóster ao Sistema Único de Saúde (SUS). O processo deve ser finalizado no próximo ano, conforme informações de técnicos da pasta. A herpes-zóster, também conhecida como cobreiro, resulta da reativação do vírus da catapora e é mais comum em pessoas com imunidade reduzida, especialmente na terceira idade.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, discutiu o assunto em audiência com a deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO), que enfrentou a doença e ficou hospitalizada por cinco dias em março. Atualmente, a vacina está disponível na rede particular, com um custo elevado, que pode chegar a R$ 2 mil para as duas doses.
“Essa vacina é uma prioridade para nós”, afirmou Padilha, destacando a intenção de realizar campanhas de vacinação para os grupos indicados. O ministério já enviou à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) a solicitação para avaliação da inclusão da vacina no SUS e aguarda um parecer técnico.
A incorporação de novas vacinas no SUS envolve várias etapas, incluindo a identificação da demanda e a análise técnico-científica. O processo requer a pactuação entre as esferas de gestão: União, estados e municípios.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.